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Hotéis do futuro: 4 soluções de IA que vão mudar a forma de se hospedar

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 11/Junho/2024
  • Paquito Journey, com assessoria de imprensa

A Inteligência Artificial (IA) tem impactado diversos setores da economia. A ampliação de seu acesso e a chegada de ferramentas cada vez mais sofisticadas têm despertado o interesse de grandes, médias e pequenas empresas que buscam otimizar processos e melhorar a receita de negócios. Apenas nos últimos 4 anos, a adoção dessa tecnologia cresceu impressionantes 270%.

O setor hoteleiro, por exemplo, está dando passos nessa direção. Grandes redes já possuem setores especializados em integrar a Inteligência Artificial à hospitalidade. Javier Coll, responsável pelo crescimento global da Hyatt, revela que a rede vem investindo há anos em softwares impulsionados por IA e implementando maneiras de integrar estas ferramentas ao atendimento ao cliente. Por exemplo, no Park Hyatt New York, algumas suítes especiais contêm uma cama que usa IA para ajustar a temperatura e a firmeza dependendo da parte do ciclo de sono em que hóspede está. A integração com estas novas ferramentas pode ser também valiosa para as linhas, como a Hyatt Inclusive Collection, que priorizam experiências all-inclusive e imersivas, pois podem otimizar grandes processos e oferecer recomendações personalizadas aos hóspedes que desejam experiências mais exclusivas.

Além dos benefícios para os proprietários, a implementação da IA pode ser vantajosa para os hóspedes. Apesar de uma resistência inicial, o uso de ferramentas como chatbots já vem sendo apreciado pelos clientes. Mesmo preferindo a interação humana para solicitações mais complexas, 70% dos hóspedes consideram os robôs úteis para consultas simples, como solicitar um despertador, pedir a senha do Wi-Fi e regular algumas características do quarto. Já 58% dos hóspedes sentem que a IA melhora suas experiências de reserva e estadia em hotéis.

“A IA pode melhorar a experiência do hóspede, aumentando o nível de personalização durante o processo de reserva, desde a otimização dos processos de pesquisa, recomendações de propriedades e garantia de que cada hóspede veja o conteúdo e as ofertas certas”, diz Ray Boyle, vice-presidente de dados, análises e insights da Hyatt Hotels Corp.

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Conheça algumas aplicações da IA que estão transformando os hotéis do futuro:

1. Automação dos processos e otimização do tempo

A Inteligência Artificial pode otimizar operações importantes em um hotel, como a realização de reservas, controle do número de hóspedes e até mesmo, em alguns casos, a feitura do check-in. Além disso, pode auxiliar em processos internos como no monitoramento de estoque. Algumas ferramentas também agilizam tarefas do Recursos Humanos, por exemplo, analisam e fazem uma primeira triagem de currículos, verificam perfis e criam formulários e entrevistas.

É provável que um hotel não abra mão integralmente da assistência humana, mas a implementação da IA nestas tarefas mais automáticas otimiza o tempo da equipe, que pode se concentrar em tarefas mais complexas e oferecer uma atenção maior aos hóspedes. “A tecnologia será pensada para facilitar ainda mais a experiência do hóspede, com ela será possível realizar check-in de casa, e reservar diversos serviços especiais como um jantar romântico ou um passeio de mergulho, ver opções de restaurantes e também falar com o staff do hotel sem ter que se deslocar até o lobby”, aponta Antonio Fungairino Head Desenvolvimento das Américas da Hyatt Inclusive Collection.

2. Atendimento personalizado

Outra aplicação significativa é proporcionar um atendimento mais personalizado aos hóspedes, tanto na hora da reserva, sugerindo acomodações específicas para cada cliente, como durante a hospedagem. Um exemplo é a criação de um aplicativo de hotel, no qual os hóspedes podem ter acesso a recomendações locais baseadas em sua personalidade, como restaurantes e lojas. Ou a implementação de um operador virtual, que pode responder às dúvidas dos clientes, enquanto aprende continuamente e se torna mais inteligente a cada interação. Isso tornaria a experiência do consumidor mais exclusiva com poucos recursos.

3. Prédios inteligentes

Segundo dados do Hotel Tech Report, 65% dos viajantes desejam que a tecnologia em seus hotéis seja mais moderna do que a tecnologia em suas casas. O uso de IA pode ajudar neste desejo e promover economia para os proprietários.  O uso de sensores de IA capazes de ajudar no controle de temperatura, softwares de monitoramento de segurança, o oferecimento de assistentes virtuais disponíveis nos quartos proporciona ao hóspede a sensação de conforto e eficiência. Além disso, prédios inteligentes integrados com Inteligência Artificial podem ajudar os proprietários a economizar usando ferramentas de controle de recursos como água e luz.

4. Marketing e SEO

A Inteligência Artificial pode também dar mais visibilidade a um hotel. Além de uma alta capacidade de distribuição, o uso da IA também é capaz de capturar interesses de hóspedes em potencial, analisando o seu comportamento digital. Com o processamento de linguagem natural, hotéis podem identificar e catalogar quem são seus potenciais clientes. Com isso, uma marca pode otimizar anúncios em milhões de filtros de segmentação, ferramentas de escuta social e desenvolver um banco de dados massivos sobre seus públicos-chave. A Inteligência Artificial também pode auxiliar na comunicação entre cliente e hotel, ajudando os profissionais de marketing a estabelecer conversas personalizadas, bem como melhorar o SEO e identificar os horários e locais melhores para realizar anúncios.

Hotéis do futuro, mas de olho no cliente

Adotar a Inteligência Artificial em alguns setores de um hotel não significa que a experiência para o hóspede se tornará impessoal e desatenta ou que o gerente hoteleiro não existirá mais, mas pode, sim, abrir possibilidades e fazer com que um hotel se destaque e seja mais rentável que seu concorrente. Os estabelecimentos que conseguirem encontrar o equilíbrio certo entre esses dois elementos estarão mais bem equipados para tomar decisões que maximizem a rentabilidade e, ao mesmo tempo, proporcionem uma melhor experiência aos hóspedes.