Dicas
Hemogram: aplicativo quer incentivar a doação de sangue no Brasil
- Créditos/Foto:MamaYe! via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND
- 20/Junho/2016
- Da Redação, com assessoria
Apesar de ser um país imensamente populoso, o Brasil ainda é uma das nações com menor volume de doações de sangue na América Latina. De acordo com um levantamento feito pela Organização Pan-Américana de Saúde, braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, ainda falta conscientização e engajamento por parte dos Brasileiros.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas
Para tentar reverter esse quadro, o Hematologia e Hemoterapia do Paraná em parceria com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) desenvolveu o aplicativo Hemogram. Disponível para Android, o software ajuda no compartilhamento de pedidos de doação de sangue via Facebook e envia alertas para notificar os doadores sobre a próxima data de doação. Após a instalação, o usuário preenche informações sobre seu tipo sanguíneo e ficará sabendo sempre que um banco de sangue precisar de reforço.
Além do aplicativo, o ICI disponibiliza também um painel na web, que é utilizado pelos hemocentros. Por meio desse sistema, o Hemepar pode cadastrar os pedidos de doação de sangue que serão divulgados para os usuários do Hemogram de forma imediata.
Apesar de o aplicativo estar disponível apenas para os usuários do Paraná, ele serve de incentivo para outras instituições e doadores do Brasil seguirem o e exemplo e se conscientizarem.