Apps & Software
Gov.br: saiba quais documentos você já pode imprimir ou usar a versão digital
- Créditos/Foto:Jonas Leupe on Unsplash
- 08/Novembro/2021
- Marcella Blass
A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia já contabiliza mais de 1.500 novos serviços com acesso online desde 2019. A digitalização dessas demandas permitiu ter sempre à mão, diretamente na tela do celular, documentos imprescindíveis como Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, Certificado Nacional de Vacinação, ID Estudantil e muitos outros.
Leia mais:
Passo a passo: saiba como juntar arquivos PDF
OnlyOffice: alternativa gratuita ao Office cria documentos, planilhas e apresentações
No aplicativo Gov.br, todos os brasileiros têm à disposição uma carteira de documentos digitais pelo celular, facilitando sua visualização – além de ser extremamente útil para evitar perda e extravio desses papeis. Mais do que isso, fica mais fácil usá-los para se identificar presencialmente quando alguém solicitar uma identificação pessoal ou mesmo compartilhar em PDF e imprimi-los com garantia de autenticidade via QR Code.
Confira, abaixo, alguns dos principais documentos que já podem ser acessados em formato digital pelo gov.br:
- CPF Digital
- Carteira de Habilitação (CNH)
- Carteira de Habilitação Técnica (CHT) emitida pela ANAC
- Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI)
- Certificado de Alistamento Militar (CAM) emitido pelo Exército Brasileiro
- Certificado de Reservista 8CR) emitido pelo Exército Brasileiro
Mais aplicativos
Além do gov.br, há uma série de outros aplicativos do governo que otimizam a rotina, economizam tempo e trazem para a palma da mão do usuário uma série de documentos e certificações.
Um deles é o Meu INSS (para Android e iOS), app no qual é possível ter acesso aos serviços relacionados ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), como consultas e emissão de extratos. Com ele, você pode checar e se atualizar a respeito de suas contribuições previdenciárias e períodos trabalhados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), assim como Histórico de Crédito, Carta de Concessão, Declaração do Benefício, Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual e Consulta Revisão de Benefício.
Já o e-Título (para Android e iOS) é a versão digital do Título de Eleitor. Mais do que concentrar informações eleitorais, a plataforma substitui o documento físico e pode ser apresentado aos mesários no momento da votação. Por meio da aplicação, você também pode emitir a certificação de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, assim como o boleto de pagamento de multa de débitos eleitorais.
O Conect SUS, por sua vez, traz par o seu celular o número do Cartão Nacional de Saúde. Mais do que isso, permite acompanhar histórico de saúde, histórico de consultas agendadas, cartilhas de vacinação, informações a respeito de doação de sangue e conferir toda a rede de saúde próxima.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga