33Giga Tecnologia para pessoas

Segurança

Golpes românticos: como reconhecer que você está sendo enganado

  • Créditos/Foto:Divulgação/ESET
  • 16/Março/2022
  • Da Redação, com assessoria

A busca por alguém especial com quem compartilhar a vida ocorre cada vez mais no mundo online. Como resultado, o mercado global de namoro online deverá atingir quase US$ 3,6 bilhões até 2025. Mas há uma coisa a ter em mente: não é aconselhado acreditar em tudo que se lê ou em todos que se encontram online.

Leia mais:
Apps de relacionamento são seguros? Pesquisa revela dados capturados
Descubra como cada signo se comporta nos aplicativos de namoro
App de relacionamento decide banir a palavra “oi”

Golpes românticos, às vezes também chamados de catfishing, ocorrem quando alguém adota personas falsas em sites e aplicativos de namoro. Essa pessoa faz amizade com os corações solitários, constrói um relacionamento e até chega a propor casamento.

Em seguida, pede dinheiro ou abre uma nova conta bancária para usar. Os cibercriminosos usam essas contas para lavar o dinheiro que recebem das vítimas, transformando-as, de forma inconsciente, em mulas de dinheiro – números de 2018 indicam que 30% das vítimas sofreram esse tipo de golpe.

“Uma coisa é clara: golpes românticos são um grande negócio. Em oitavo lugar na lista dos tipos de crimes cibernéticos mais relatados nos Estados Unidos, em 2021, tais fraudes ficaram em segundo colocação em perdas, permitindo que os golpistas arrecadassem mais de US$ 600 milhões”, comenta Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa ESET América Latina.

Muitos desses golpes, no entanto, seguem um padrão semelhante. A ESET compartilha sinais a serem observados ao conhecer uma nova pessoa online:

  • Fazer de conta que vive ou trabalha fora do país em que a vítima se encontra;
  • Alegar estar trabalhando em uma plataforma de petróleo, nas forças armadas ou como médico;
  • Fazer muitas perguntas pessoais à vítima;
  • Ser evasivo quando perguntado sobre sua vida;
  • Tentar avançar muito rapidamente no relacionamento e declarar seu “amor” em pouco tempo;
  • Dar desculpas cada vez mais elaboradas para não se ver pessoalmente ou participar de uma videochamada;
  • Geralmente são rápidos em mover a conversa do site ou aplicativo de namoro para um bate-papo privado;
  • Ter fotos de perfil perfeitas;
  • Contar histórias de vida complicadas para argumentar por que eles precisam de dinheiro.

A ESET ainda recomenda pesquisar sobre qualquer pessoa que você conheça na internet. Embora não pareça romântico, se tratando de contatos quase anônimos, pode poupar dores de cabeça e dinheiro a longo prazo. Aqui, a dica é pesquisar a foto de perfil em buscadores, para ver se a imagem corresponde a pessoa de fato, e também procurar o nome e outros detalhes para ver se a história de vida bate com o que está na web.

“Para minimizar as chances de ser alvo de golpes românticos, não compartilhe muitos detalhes pessoais publicamente nas redes sociais. Vá devagar com qualquer novo relacionamento online e faça muitas perguntas. Se as respostas forem evasivas, você deve ter cuidado. É desnecessário dizer que você nunca deve enviar dinheiro para alguém que não conheceu pessoalmente, abrir novas contas bancárias para eles ou enviar fotos ou vídeos comprometedores”, aconselha Camilo.

O que fazer se você suspeitar que se tornou uma vítima?

  • Corte imediatamente todos os tipos de comunicação com a pessoa;
  • Converse com um amigo ou membro da família para obter uma opinião honesta;
  • Se foi pago com vale-presente, entre em contato imediatamente com o fornecedor e verifique se podem devolver o dinheiro;
  • Relate o incidente às autoridades do seu país.

“O namoro remoto tem se tornado cada vez mais comum em tempos de pandemia. Mas isso também abre a porta para golpistas. Se o pior acontecer e você se tornar uma vítima, é muito importante que não sofra em silêncio. Não tenha vergonha e denuncie o crime. Suas ações podem ajudar os outros a evitar a dor”, conclui o pesquisador da ESET.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga