Tags

Notícias

Golpistas aproveitam lançamento do iPhone 15 para fazer vítimas

Créditos: DepositPhotos
13 setembro, 2023
Da Redação, com assessoria

Especialistas da Kaspersky descobriram uma série de golpes que aproveitam o lançamento do iPhone 15 , novo smartphone da Apple. As fraudes abrangem diversos esquemas, cada um acarretando riscos distintos para os consumidores, incluindo potenciais perdas financeiras e de dados. Para conseguir aplicar o golpe, criminosos estão atraindo interessados e oferecendo a compra antecipada do celular. A Kaspersky explica como os golpes funcionam e dá dicas de como evitar ser uma vítima.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies

Esse esquema aproveita o desejo dos usuários de estar entre os primeiros a adquirir o mais recente dispositivo da Apple. Os falsos vendedores oferecem o iPhone de pré-lançamento e prometem aos usuários a oportunidade de adquiri-los, geralmente por um preço premium. Para garantir a compra exclusiva, as vítimas são obrigadas a fazer um pagamento adiantado ou a compartilhar informações financeiras e pessoais como nome, endereço e número de telefone. Após o pagamento, os golpistas desaparecem, deixando as vítimas sem o iPhone prometido e sem dinheiro. Além dos riscos financeiros, o golpe também levanta preocupações significativas com a privacidade, uma vez que os dados furtados podem ser potencialmente vendidos no Dark Market.

Outro golpe identificado oferece às vítimas a chance de ganhar o novo smartphone, desde que seja paga uma taxa simbólica. Nesse caso, os compradores são atraídos pela chance de obter um iPhone 15 de graça, mas para participarem do sorteio, devem pagar uma pequena taxa disfarçada como “processamento” ou “inscrição”. Após o pagamento, não recebem o aparelho e acabam perdendo dinheiro.

“Na era digital, os golpistas estão constantemente se adaptando e explorando nosso entusiasmo pelas últimas tendências tecnológicas. É crucial que os consumidores permaneçam atentos, verificando sempre as ofertas que encontram e protegendo suas informações pessoais. Lembre-se: se algo parece bom demais para ser verdade, muitas vezes é”, comenta Tatyana Kulikova, especialista em segurança da Kaspersky.

Para evitar ser vítima desses golpes, os especialistas da Kaspersky recomendam:

  • Verifique a fonte: certifique-se de estar lidando com vendedores reais e autorizados, especialmente para compras antes do lançamento.
  • Evite pagamentos adiantados: tenha cuidado com ofertas que exigem pagamentos adiantados para brindes ou produtos em pré-lançamento.
  • Use canais oficiais: confie no site oficial da Apple ou em revendedores autorizados para compras genuínas.
  • Verifique as avaliações: antes de fazer qualquer compra online, pesquise o vendedor e analise o feedback dos clientes.
  • Habilite a autenticação de dois fatores (2FA): proteja suas contas online, especialmente aquelas vinculadas a métodos de pagamento, com 2FA.
  • Use a solução de segurança: uma solução de segurança automatizada, como o Kaspersky Premium, protegerá você contra todos os golpes conhecidos e desconhecidos.
  • Mantenha-se informado: sempre se atualize sobre golpes comuns e práticas recomendadas de segurança cibernética.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.