Segurança
Cuidado: Golpe do Contato Quente promete eliminar pendências da Serasa
- Créditos/Foto:Divulgação/Serasa
- 14/Setembro/2022
- Da Redação, com assessoria
Se alguém oferecer vantagens como retirar as pendências do CPF na Serasa ou aumentar seu Score, cuidado: é o Golpe do Contato Quente. A empresa alerta que golpistas estão mentindo que conhecem um funcionário da Serasa e que pode praticar fraudes mediante pagamento. Para enganar os consumidores, os criminosos usam páginas na internet que nada têm a ver com a área de finanças. Depois de convencerem as vítimas, enviam boletos de cobrança pelo serviço que fingem ter realizado. Ao receber o dinheiro, os estelionatários somem sem deixar rastros.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
A Serasa explica que eventuais pendências de débito, por exemplo, só podem ser retiradas após o pagamento da dívida ao credor e não há cobrança alguma de taxa para isso. O aumento da pontuação do Serasa Score, por sua vez, depende de uma metodologia técnica que analisa o histórico e o atual comportamento financeiro do usuário. Não há possibilidade de ser manipulada.
Outro método usado pelos fraudadores do Golpe do Contato Quente é vender o Manual do Score, documento que a Serasa disponibiliza gratuitamente em seu site para todos os usuários interessados em consultá-lo – clique aqui para acessá-lo.
Levantamento da própria Serasa aponta que entre maio e junho deste ano houve aumento de 190% nas menções de “Contato Quente na Serasa” na internet. Desde setembro de 2020, a empresa conseguiu que as plataformas de redes sociais retirassem do ar 1.585 páginas que aplicavam esse tipo de golpe com o uso indevido do nome da Serasa. Somente de janeiro a julho deste ano, foram eliminados 291 sites criados por golpistas.
Leia mais:
Nome sujo? Aprenda a consultar seu score na Serasa
Conheça os 15 melhores influenciadores de finanças do Brasil
Como os bancos digitais mudaram a forma do brasileiro lidar com o setor financeiro