33Giga Tecnologia para pessoas

Startups

Brasil está entre os top 10 criadores de projetos de IA generativa no mundo

GitHub, plataforma de pessoas desenvolvedoras impulsionada por IA do mundo, anunciou que a comunidade brasileira está entre as principais colaboradoras de projetos de IA generativa no GitHub, ocupando o sexto lugar no ranking global.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Em sua 11ª edição, o relatório State of the Octoverse do GitHub revelou que o Brasil tem agora mais de 4,3 milhões de desenvolvedores na plataforma, sendo a quarta maior comunidade do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China.

O State of the Octoverse é o relatório anual do GitHub que explora a escala e o crescimento do desenvolvimento de software em toda a plataforma, com o foco deste ano em como a IA, a nuvem e o git impactaram a experiência do desenvolvedor em 2023.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies

O Brasil registrou um aumento de 30% de usuários no GitHub em 2023. Ao realizar uma projeção das 10 principais comunidades de pessoas desenvolvedoras para os próximos cinco anos, o relatório prevê que o Brasil se tornará a terceira maior comunidade no GitHub até 2028.

O resultado é fruto da expansão do GitHub Sponsors na região, um programa que permite que a comunidade apoie financeiramente as pessoas e organizações que projetam, constroem e mantêm projetos open source, bem como o investimento contínuo do governo em inclusão digital e conectividade no Brasil.

Outros países da América Latina também apresentaram um forte crescimento de desenvolvedores na plataforma, com a Argentina e a Bolívia registrando 33% cada, a Colômbia 31% e o Chile crescendo 26% ano a ano.

Em 2023, a IA generativa evoluiu rapidamente de um campo especializado para se tornar uma tecnologia convencional. Esse movimento levou a uma explosão de atividades de open source, que é um modelo de desenvolvimento de software que permite que pessoas desenvolvedoras colaborem coletivamente para aprimorar um projeto, promovendo trocas e aprendizado entre os membros da comunidade.

O GitHub se tornou um centro para quem desenvolve software criar e experimentar projetos open source de IA generativa em 2023, com 65.000 projetos públicos criados na plataforma – um crescimento de 248% em comparação a 2022.

“No GitHub, sabemos que as pessoas desenvolvedoras aprendem fazendo, e o open source oferece a elas a chance de explorar novas tecnologias. Como a principal plataforma de pessoas desenvolvedoras impulsionada por IA do mundo, estamos em uma posição única para ajudar a preparar o terreno para o que está por vir no desenvolvimento de software”, diz Kyle Daigle, COO (Chief Operating Officer) do GitHub.

“É fascinante ver cada vez mais desenvolvedores brasileiros na plataforma trabalhando com IA e experimentando a criação de aplicativos baseados em IA, contribuindo para a próxima era de inovação global de software”, completa.

Assim como as comunidades de open source, os desenvolvedores individuais e as empresas também estão criando software no GitHub. A plataforma registrou um aumento de 26% em novos usuários e um aumento de 38% no número de repositórios privados em 2023. Neste ano, a plataforma totalizou 420 milhões de projetos e 4,5 bilhões de contribuições.

Comunidades de desenvolvedores ao redor do mundo

Outros destaques do relatório incluem: 

  • Com 20,2 milhões de desenvolvedores e um aumento de 21% no crescimento de desenvolvedores em relação ao ano passado, os Estados Unidos continuam sendo a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.
  • Até 2027, espera-se que o número de desenvolvedores na Índia ultrapasse o dos Estados Unidos, que até então lidera a classificação da comunidade de desenvolvedores mais populosa do mundo.
  • Os países da África tiveram as populações de desenvolvedores que mais cresceram globalmente: a Nigéria aumentou em 45% ano a ano, enquanto Gana e Quênia aumentaram em 41% ano a ano.