Corporativo
4 dicas de gentileza no ambiente corporativo
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 04/Novembro/2024
- Da Redação
Falta gentileza no ambiente corporativo. É comum alguém se sentir chateado por causa da atitude de um colega de trabalho. Ou, ainda, ficar com medo de emitir uma opinião durante uma reunião porque o ambiente parecia pouco receptivo a ideias.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Situações como essas são presentes meio profissional. Por isso praticar a gentileza é um exercício diário e imprescindível para promover melhores relações entre colaboradores e clientes.
A cordialidade, inclusive, pode definir o sucesso de um empreendimento ou da carreira de alguém. Pelo menos, é o que defende Domingos Sávio Zainaghi, advogado, professor universitário e especialista em Ciências Humanas.
Ele é autor do livro 20 lições para se tornar uma pessoa gostosa: um guia para se transformar em alguém que todos desejam ter por perto. A obra pode ser encontrada aqui.
Pensando nos benefícios da gentileza no âmbito do trabalho, Domingos preparou quatro sugestões que podem auxiliar profissionais a terem mais prosperidade e firmarem melhores relações no universo corporativo.
Chame as pessoas pelo nome
Adquira o hábito de chamar as pessoas pelo nome e não pela função ou pronomes de tratamento apenas. Se alguém vai atender você e não se apresentou, pergunte como deve chamá-lo ou procure o crachá.
Evite fazer brincadeiras com os nomes das pessoas. Se as fizer, que sejam doces, como demonstrações de apreço e de gentileza.
Seja um bom ouvinte
Muitos têm ansiedade para falar. Algumas pessoas são até compulsivas e não deixam que os outros terminem suas histórias, pois estão sempre interrompendo para contar as delas.
Então, quando alguém estiver falando sobre algo, contenha seu impulso de interromper, porque isso afasta as pessoas. Deixe o outro brilhar quando estiver contando uma história.
Corrija sem ofender
Ninguém gosta de ser corrigido, principalmente em público, Mas há momentos em que será necessário corrigir alguém. Aliás, esta é uma primeira recomendação: não utilize a palavra crítica, pois ela vem carregada de um simbolismo negativo. Uma alternativa é dizer aconselhamentos ou simplesmente conselhos.
Antes de fazer apontamentos a equívocos, inicie por exaltar os pontos positivos, tecendo elogios sinceros. Por exemplo, um subordinado que falta muito sem justificativa pode ser abordado com ameaça de demissão ou suspensão, mas isso azedaria a relação.
Fale com esse colaborador sobre o valor do emprego e até que a empresa não quer perdê-lo, pois, tirando essas ausências, ele é um colaborador com muitas virtudes.
Admita seus erros
Ninguém gosta de reconhecer falhas ou admitir que tomou uma decisão equivocada. No entanto, é importante ter a humildade de assumir erros. Isso permite aprender e crescer como ser humano, além de aliviar uma carga ruim.
Admitir os erros é o primeiro passo para corrigir equívocos e evitar repeti-los no futuro. É uma demonstração de maturidade e de responsabilidade por suas próprias ações.