33Giga Tecnologia para pessoas

Streaming

Relembre 10 filmes que foram proibidos no Brasil

  • Créditos/Foto:Divulgação/Warner Bros. Pictures
  • 23/Julho/2024
  • Bianca Bellucci

Seja pelas cenas de sexo, seja pela violência ou pelo teor religioso, é normal que alguns longas-metragens não sejam bem recebidos por determinados públicos e até mesmo pelo governo. Pensando nisso, o 33Giga fez uma lista com 10 filmes proibidos no Brasil. Confira!

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

1. O Grande Ditador (1940)

Dirigido e estrelado por Charlie Chaplin, este filme proibido no Brasil durante a Era Vargas satiriza o nazismo e o fascismo. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) considerou a obra como “comunista” e “desmoralizadora das Forças Armadas”. O veto foi derrubado em 1945. Hoje, é possível assisti-lo via Globoplay.

2. À Meia Noite Levarei Sua Alma (1964)

Zé do Caixão, um dos personagens mais emblemáticos do terror brasileiro, marcava sua primeira aparição no cinema. Na trama, uma jovem violentada jura cometer suicídio e retornar dos mortos para levar a alma de seu agressor. Por conta do teor do filme como um todo, ele foi mais uma vítima da ditadura militar. Aqui, no entanto, foi dada a cada estado a autonomia para decidir a proibição. Está disponível via Globoplay.

3. El Justicero (1967)

A comédia satírica sobre um playboy do Rio de Janeiro, filho de um general, incomodou justamente uma parente de um general, que pediu a proibição do filme no Brasil. Em plena ditadura, o longa teve cópias e negativo destruídos. A restauração só foi possível anos depois, a partir de uma versão em 16mm, remanescente do festival italiano de Pesaro.

4. Laranja Mecânica (1971)

Este clássico da década de 1970 ficou sete anos proibido pela ditadura militar brasileira. Ao ser disponibilizada pela primeira vez, inclusive, foi exibida uma versão censurada, com os genitais dos atores cobertos. A história se passa em uma Inglaterra distópica, onde um jovem é preso e se submete a um projeto de reeducação para ganhar sua liberdade. Está disponível via Max.

5. Último Tango em Paris (1972)

Mais do que estar entre os filmes proibidos no Brasil, Último Tango em Paris gerou polêmica ao redor do mundo pela cena não consentida de estupro realizada pela atriz Maria Schneider. A trama gira em torno de dois estranhos que se conhecem em Paris e decidem viver uma relação de sexo casual. Chegou às telonas nacionais apenas no final de 1979, quando o País vivia o período de abertura da ditadura militar.

6. Emmanuelle, a Verdadeira (1974)

Inspirado pelo sucesso de Último Tango em Paris, o longa-metragem francês tem uma trama simples: uma modelo vai até a Tailândia para encontrar com o marido diplomata. Por lá, vive aventuras sexuais com homens e mulheres, além de encontrar novas amizades. Por conta das cenas eróticas, a produção ficou vetada pela censura até 1979.

7. Cabra Marcado Para Morrer (1984)

O filme que Eduardo Coutinho fazia em Pernambuco sobre o assassinato de um líder paraibano das Ligas Camponesas teve de ser abandonado em 1964, quando a locação em que trabalhava foi cercada pelo exército. Houve imagens e câmeras perdidas e membros da equipe presos ou fugitivos. 17 anos depois, ele volta ao local. Agora, para gravar um documentário sobre as consequências daquele dia. Está disponível via Globoplay.

8. Eu Vos Saúdo, Maria (1985)

Uma das obras mais marcantes de Jean-Luc Godard está entre os filmes proibidos no Brasil. A decisão partiu do então presidente José Sarney para “assegurar o direito de respeito à fé da maioria da população”. Isso porque o longa-metragem faz uma releitura da vida da Virgem Maria. A história acompanha uma jovem estudante que aparece grávida.

9. Muito Além do Cidadão Kane (1993)

Este documentário feito pela emissora britânica Channel 4 propõe uma análise sobre as relações de poder entre a mídia e a política no Brasil, com foco no domínio do Grupo Globo. A produção foi censurada pela Justiça brasileira após uma ação movida por Roberto Marinho, fundador do conglomerado. Está disponível gratuitamente via Libreflix.

10. A Serbian Film: Terror Sem Limites (2010)

Em 2011, o filme foi proibido, depois liberado durante menos de uma semana até ser banido novamente. A justificativa dizia respeito principalmente às chocantes cenas de necrofilia e sexo com crianças, incluindo um recém-nascido. A trama, por sua vez, gira em torno de um ex-ator pornô que precisa voltar para a indústria para sustentar sua família devido à crise econômica.