Dicas
Ferramentas online podem ajudar na declaração do Imposto de Renda
- Créditos/Foto:Pexels
- 25/Abril/2017
- Bianca Bellucci
A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) vai até dia 28 de abril. O contribuinte que não respeitar o período estará sujeito a multa de 1% ao mês sobre o imposto devido. Se você ainda não preencheu as informações, não há motivos para se desesperar. Além de ter tempo, existem algumas ferramentas que podem ajudá-lo a otimizar essa empreitada. A seguir, confira a seleção preparada pelo 33Giga.
Leia também: Receita Federal libera programa do Imposto de Renda 2017; veja como baixar e instalar
Imposto Rápido
Esta plataforma otimiza tempo e aprimora a declaração, evitando perda de dinheiro por falta de experiência do usuário. O contribuinte não precisa baixar nenhum programa para usá-la. Em um processo rápido e intuitivo, basta fazer o cadastro e enviar os documentos com preenchimento automático das informações. Um diferencial da tecnologia é contar com algoritmos para identificar erros. O sistema consegue avaliar os documentos e encontrar incorreções.
Calculadora de Imposto de Renda
A Calculadora de Imposto de Renda, do site Bússola do Investidor, mostra impostos retidos, corretagem e taxas pagas para realizar todos os abatimentos e compensações possíveis para que você não pague mais do que deveria. Vale ressaltar que o usuário precisará preencher manualmente alguns dados, já que ele mesmo deve cadastrar suas informações pessoais. O teste é gratuito.
Lupa do Windows
Se você se sente mais confiante preenchendo manualmente a declaração do Imposto de Renda, então, a Lupa do Windows pode ser de grande ajuda. Isso porque a ferramenta nativa aumenta as letras e ícones dos programas. Como o IRPF 2017 possui uma série de detalhes bem pequenos, o recurso é uma mão-na-roda para você não errar nada. Clique aqui para saber como usá-la.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas