Segurança
3 cuidados para evitar golpes na compra online
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 07/Março/2024
- Da Redação, com assessoria
O Brasil ocupa a segunda posição no ranking de países mais vulneráveis a ataques cibernéticos do mundo, sofrendo 45,9 bilhões de ofensivas apenas no 1° semestre de 2022, de acordo com dados de um relatório recente da empresa de cibersegurança Trend Micro.
“Em períodos de grande acesso, o e-commerce se torna um alvo ainda mais atraente para ataques, devido ao grande volume de transações. É fundamental, portanto, que as lojas estejam equipadas com boas soluções de cibersegurança e que os clientes saibam identificar sinais de fraude para evitar golpes na compra online”, pontua Armindo Sgorlon, CEO da SGA, empresa do grupo FCamara, que atua na frente de Cloud, Cibersegurança e Data & Analytics.
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O executivo indica três pontos de atenção para o consumidor evitar golpes na compra online. Confira!
1. Cuidado com o phishing
Phishing é o ato de enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais, como senhas e números de cartões. Para “fisgar” a vítima, os golpistas normalmente se passam por funcionários de uma organização de confiança e enviam um e-mail ou SMS com um link. Caso a pessoa caia na armadilha e clique no link, ele direcionará para um website fake, no qual os criminosos poderão obter dados de login e senha, por exemplo.
“Esse golpe pode acontecer de várias maneiras. Uma delas seria um e-mail ou uma mensagem de texto alegando que a pessoa ganhou um cupom de desconto e precisa preencher seus dados para utilizá-lo. Assim, induzem a pessoa a clicar no link. Por isso, é importante sempre desconfiar de links duvidosos, que surgem de forma aleatória em e-mails ou mensagens, desconfiar do nome do remetente e, claro, suspeitar também de promoções exorbitantes”, explica Armindo.
2. Atenção aos pagamentos com Pix
Existem diversas formas de se aplicar um golpe por meio do Pix e em período com grande volume de vendas isso pode aumentar. Como é possível fazer pagamentos com um código ou com QR Code, golpistas enganam a vítima e manipulam esses dados, direcionando a transferência para outro recebedor e não para o e-commerce em si. É fundamental que o cliente, antes de concluir o pagamento, verifique o nome de quem receberá o dinheiro, para confirmar que se trata do destinatário correto.
3. Verifique selos e certificados de segurança
Esse tipo de recurso é usado em lojas virtuais para proteger os dados dos usuários e proteger o próprio site contra fraudes. Por isso, ao entrar em uma loja online, verifique se há a imagem do cadeado ao lado da URL do endereço eletrônico e se há também selos de segurança no final da página, pois esses detalhes indicam que a conexão é segura.
Lojistas podem ajudar a evitar golpes na compra online
Os lojistas podem contar com o auxílio de empresas especializadas, que fazem toda a jornada da cibersegurança para os sites de e-commerce, como a FCamara. “Fazer compras online pode e deve ser uma experiência tranquila e positiva para o cliente, sem que ele precise se preocupar com a proteção de suas informações ou com possíveis golpes. Por isso, o alerta também fica para os lojistas, que precisam garantir a cibersegurança de ponta a ponta em seus negócios”, finaliza Armindo.
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