33Giga Tecnologia para pessoas

Espaço

Espiral azul no Havaí: entenda o que causou fenômeno

  • Créditos/Foto:Divulgação/Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ)
  • 31/Janeiro/2023
  • Bianca Bellucci

Uma espiral azul no Havaí, nos Estados Unidos, foi registrada pelo telescópio japonês Subaru, localizado no topo do vulcão adormecido Mauna Kea, no último 18 de janeiro. Embora pareça misterioso à primeira vista, o fenômeno possui uma explicação bem simples. Trata-se de combustível congelado de um foguete lançado pela SpaceX, companhia do bilionário Elon Musk.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10

O foguete captado pelo Subaru é um Falcon 9, que foi lançado a partir da Estação de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). Após posicionar o satélite da Força Espacial dos Estados Unidos que carregava, ele deveria voltar para a Terra. Mas, para isso, era necessário liberar a energia restante antes de cair no mar. Nesse processo, o combustível congela e se cristaliza no céu, formando a espiral, que ganha cor e brilho ao ser iluminada pelo Sol.

Assista à espiral azul no Havaí:

É válido destacar que esta não é a primeira vez que foguetes causam o fenômeno no céu. Tal espiral já tinha sido capturada anteriormente em abril de 2022 (outro lançamento da Falcon 9, da SpaceX), em março de 2022 (foguete chinês) e em outubro 2017 (testes de foguetes militares russos).

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga