Tags

Startups

Como montar uma equipe poderosa para sua startup

Créditos: DepositPhotos
11 março, 2024
Da Redação, com assessoria

Contar com uma equipe poderosa, que ajude a construir o crescimento da empresa, é o sonho de muitos empreendedores. E quando se trata de startups, ter um time engajado, que ajude a superar desafios e buscar soluções rápidas é ainda mais fundamental. Mas como fazer com que isso aconteça?

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10

Segundo Karen Cartagena, especialista em recursos humanos e mentora de startups, é preciso, inicialmente, investir em uma cultura organizacional forte, que ajudará a atrair talentos alinhados com os valores da empresa. “Uma cultura positiva atrai profissionais alinhados com os valores da startup”, diz. “Além disso, ajuda a manter as equipes motivadas e a criar um clima de colaboração”, complementa.

É preciso também recrutar com diligência e responsabilidade. “O empreendedor precisa entender os perfis de profissional necessários para ajudar a empresa a crescer e contratar pessoas que estejam comprometidas com a visão da companhia. É preciso considerar não apenas habilidades técnicas, mas a capacidade de adaptação em um ambiente dinâmico”, orienta.

Karen acredita que, em muitos momentos, a startup precisará contratar para crescer e não crescer para contratar. Já as contratações servem para destravar conhecimentos que são fundamentais para o sucesso do negócio. “Encare as contratações como um investimento e não como um custo. Para formar uma equipe poderosa é necessário entender as vantagens que determinados profissionais trarão para impulsionar o negócio”, afirma.

De acordo com a mentora, a formação de uma equipe poderosa também leva em consideração a diversidade de habilidades, pois um time com diferentes conhecimentos pode ajudar a encontrar soluções criativas e inovadoras de forma ágil.

Finalmente, a comunicação transparente e o estabelecimento de metas claras também são pontos importantes, segundo a especialista. “É preciso cultivar um ambiente em que a comunicação seja aberta e o feedback constante. Além disso, a equipe precisa saber o que se espera dela e quais os objetivos finais para que esteja focada e alinhada. Quando um time consegue remar junto, consegue resultados melhores mais rapidamente”, finaliza.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.