33Giga Tecnologia para pessoas

Aleatório.tech

Entenda por que o 5G vai além de mais velocidade para seu smartphone

  • Créditos/Foto:Photo on Visual hunt
  • 24/Agosto/2018
  • Da Redação

*Por Ricardo Bonora

As discussões sobre o avanço das redes de telecomunicações rumo ao chamado “5G” têm levantado discussões em diversos locais pelo mundo – inclusive no Brasil. Recentemente, a ANEEL aprovou o lançamento de uma consulta pública sobre o assunto, com o objetivo de preparar a chegada do serviço no País.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga.

Mesmo sendo um assunto com presença constante no noticiário, poucos entendem, de fato, quais são as reais consequências do avanço da rede 5G em todo o mundo. A implantação dessa tecnologia vai trazer resultados muito mais expressivos do que os observados em etapas anteriores, possibilitando a geração de novos modelos de negócio e, em último grau, vai mudar totalmente a relação com a vida em sociedade.

Mas, até chegar nesse estágio, é fundamental entender o que é o 5G e por que seu avanço é tão importante. Para assimilar isso, é preciso voltar no tempo e lembrar como o 2G, 3G e o 4G representaram enquanto avanços tecnológicos de grande impacto, principalmente relacionados aos smartphones.

A segunda geração de celulares trouxe como grande diferencial o uso de SMS e envio de e-mails sem precisar usar um computador. Com o 3G, foi possível pela primeira vez enviar fotos e vídeos para outros aparelhos – saindo da era do texto como única forma de se comunicar entre celulares.

Em seguida, o 4G (que chegou por volta de 2010 e se mantém até hoje) possibilitou um ganho substancial em velocidade, permitindo baixar conteúdo, realizar transmissões online e fazer grande parte das tarefas com as quais estamos acostumados – como ouvir música, assistir séries etc.

Leia mais
Vai trocar de celular? Confira todos os modelos vendidos no Brasil
Álbum: relembre videogames que marcaram a história
Confira a incrível evolução dos computadores

Nesse sentido, o 5G, cuja chegada está prevista para 2020, vai trazer um ganho substancial de velocidade. Em números, essa nova forma de conexão será cerca de 20 vezes mais rápida do que o 4G. Com isso será possível agilizar muitas tarefas de nosso cotidiano – bastarão segundos para baixar filmes, por exemplo.

Mesmo oferecendo tantas facilidades ao dia a dia, vale ressaltar que a principal vantagem que o 5G trará ao mercado estará na possibilidade de criar novos segmentos de negócios e fomentar uma sociedade cada vez mais conectada.

Essa nova geração vai abraçar uma rede cada vez mais ampla de conexões e, por isso, ela já fomenta o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, como carros autônomos, drones usados para serviços de entrega e o uso de realidade virtual.

Áreas não estritamente relacionadas com o mundo da telefonia ou de alta tecnologia, como transporte público e saúde, também serão diretamente impactados pelos benefícios do 5G, por também contarem com uma infinidade de dispositivos interconectados.

Veja a origem de alguns memes famosos na internet

 

 

E afinal, como isso será possível? Falando de maneira técnica, a ITU (International Telecommunication Union, agência da ONU para as telecomunicações), indica como especificações mínimas o download de 20 Gigabits por segundo e o upload de 10 Gigabits. A banda será então dividida entre todos os usuários conectados no momento: a meta de download por usuário em áreas urbanas densamente povoadas é de 100 Mbps em download e 50 em upload. Em um contexto urbano, a velocidade real do 4G não chega nem perto, com uma média de 5-12 Mbps no download e 2-5 Mbps no upload.

Na prática, as redes 5G foram projetadas para usar ondas de alta frequência (no espectro entre 30 e 300 GHz, conhecidas como espectro de “ondas milimétricas”), e podem ser capazes de transportar grandes quantidades de dados em altas velocidades.

No entanto, elas não viajarão para tão longe como as ondas de baixa frequência usadas com o 4G, e terão dificuldade em contornar obstáculos como paredes, edifícios etc. Por esta razão, as operadoras precisarão instalar uma quantidade maior de mini antenas para obter a mesma cobertura que o 4G. Em muitos casos, o 5G substituirá as redes domésticas de Wi-Fi, oferecendo velocidades mais altas e uma melhor cobertura.

Graças às suas características técnicas, o 5G será aplicável aos campos mais distintos, indo além das funções de chamada, navegação na web ou realidade virtual; será relacionado ao mundo da IoT e, consequentemente, atraindo o interesse de muitas empresas. Será um impacto não apenas tecnológico, mas também e sobretudo econômico, tanto que se espera, segundo um estudo da Ericsson no Mobile World Congress 2017, criar um mercado de, pelo menos, 1200 bilhões de dólares nos próximos dez anos.

Com isso, consequentemente teremos redes mais densas. Espera-se que as redes também possam garantir até um milhão de dispositivos conectados por quilômetro quadrado. As novas tecnologias poderão criar até 3 milhões de novos empregos apenas nos Estados Unidos, contribuindo com até US$ 500 bilhões no PIB dos EUA entre investimentos diretos e induzidos.

Analisando essa inovação sob um espectro de longo prazo, será possível formar uma sociedade cada vez mais empática e criativa, na qual a tecnologia será mais um importante instrumento para a democratização do acesso à educação e saúde de qualidade. Com conexões mais rápidas, confiáveis e seguras, o 5G dará mais agilidade à prestação de serviços e poderá contornar dificuldades relacionadas a processos burocráticos ou morosos, que muitas vezes encarecem e podem diminuir a qualidade do serviço final oferecido.

Ao facilitar a conexão entre as mais diversas informações, o dia a dia das empresas ganhará ainda mais agilidade, em um ritmo que poderá ser reproduzido de maneira eficiente para os demais segmentos da sociedade. O setor de saúde, por exemplo, poderá se beneficiar de maneira mais rápida na troca de informações sobre seus pacientes – o que será fundamental para atender casos de urgência, por exemplo. O consumidor também poderá ser beneficiado, em especial se sua rede varejista puder disponibilizar produtos de ponta e de qualidade na renovação de seus estoques.

Por fim, a agilidade do 5G vai representar uma alternativa muito importante em um mundo cada vez mais conectado, gerando mudanças em cadeia e que darão suporte aos avanços já obtidos, além de abrir caminho para a implementação de avanços em pesquisa e desenvolvimento.

*head de Telecom e Mídia da Indra no Brasil, companhia global de consultoria e tecnologia

Descubra a origem dos memes mais amados da web. Nazaré confusa – Senhora do Destino foi a novela de maior audiência da Rede Globo nos últimos vinte anos, fechando no Ibope com 50 pontos. A trama envolvente é lembrada até hoje. E a personagem mais querida é justamente a grande vilã Nazaré. Entre os tantos GIFs criados em sua homenagem, o close em seu semblante confuso é meme absoluto. Ele se tornou tão popular que até extrapolou as barreiras nacionais e passou a ser usado em outros países, especialmente nos Estados Unidos. | Crédito: Reprodução Internet
Confused John Travolta – A cena retirada do filme Pulp Fiction mostra um confuso Vincent Vega, personagem de John Travolta. O meme ganhou os holofotes em 2015 quando um usuário do Imgur usou o GIF para mostrar a dificuldade que ele enfrentava para comprar um presente para sua filha. A partir daí, Travolta foi retirado do contexto original para “viver” diversas situações. | Crédito: Reprodução Internet
Glória Maria na Jamaica – Glória Maria tornou-se meme por causa de uma reportagem especial para o Globo Repórter sobre a Jamaica. Em 2016, a repórter experimentou maconha durante o trabalho e viralizou com expressões marcantes e bizarras. Teve até passeio de montanha-russa na maior viagem. | Crédito: Reprodução Internet
Bambam enlouquecendo na academia – O vencedor da primeira edição do Big Brother Brasil, Kléber Bambam, estava sumido na mídia. Porém, um vídeo em que ele aparece malhando ao lado do fisiculturista Felipe Franco o trouxe de volta aos holofotes em 2016. Isso porque o ex-BBB enlouquece durante uma sessão de treino e grita frases como “aqui é bodybuilder” e “que não vai dar, o quê!”. O conteúdo icônico caiu no gosto dos internautas e rendeu uma série de memes. Relembre: https://bit.ly/2sXAD7b. | Crédito: Reprodução Internet
Inês Brasil – “Alô, alô, vocês sabem que sou eu?” O conhecido bordão caiu nas graças dos internautas em 2013, quando o vídeo de inscrição para o Big Brother Brasil de Inês Brasil foi publicado no YouTube. A carioca tentou participar de cinco edições. Embora não tenha conseguido entrar no reality show, conquistou fãs e rendeu muitos memes. Assista à pérola em https://bit.ly/2HMcMfu. | Crédito: Reprodução Internet
Dimitri descobre – A entrevista desse russo que fica tão alegre que sai dançando é usada com legendas para expressar diferentes motivos de felicidade. Entre eles: ter passado no TCC e descobrir que é sexta-feira. Entretanto, o real motivo para Dimitri estar tão feliz é que ele estava mostrando qual era o estilo de música que estava tocando – embora ache o gênero ruim. A entrevista foi gravada em uma boate na cidade Veliky Novgorod. Confira a legenda original em https://goo.gl/fyxoBE. | Crédito: Reprodução Internet
Carreta Furacão – Um grupo fantasiado de personagens da cultura pop dançando ao som de “Vem Dançar o Mestiço”, de Leandro Lehart. Essa foi a fórmula usada pela Carreta Furacão para ganhar o carinho da internet em meados de 2016. Populares no interior do Brasil, os trenzinhos da alegria renderam memes com as coreografias e fantasias meio escrachadas. Veja o icônico vídeo em https://bit.ly/TlHxyN. | Crédito: Reprodução Internet
Senhora? – A reportagem veiculada na TV Anhanguera, filiada da Rede Globo em Goiás, no dia 28 de setembro de 2015 poderia ser só mais uma matéria de denúncia. Só que a repórter Renata Costa teve que correr atrás de Edinair Maria dos Santos Moraes, uma senhora que se recusava a responder suas perguntas sobre a acusação de ser uma funcionária fantasma. Relembre a cena: https://bit.ly/1VHGZfQ. | Crédito: Reprodução Internet
Grávida de Taubaté – Em 2012, uma gravidez bizarra no município paulista de Taubaté ganhou destaque na televisão brasileira. Maria Verônica Vieira anunciou estar à espera de quadrigêmeos. No entanto, o que mais chamou atenção não foi a gravidez em si, mas o tamanho impressionante de sua barriga. Quando a farsa foi revelada, os internautas passaram a criar memes. E, mesmo após seis anos, a história da falsa grávida continua rendendo inúmeras piadas na internet. | Crédito: Reprodução Internet
Já acabou, Jéssica? – Uma briga entre duas adolescentes. Uma das garotas está no chão após a agressora desferir golpes. Quando a menina se afasta, a agredida levanta e, em uma pose um tanto heroica, exclama a frase: “Já acabou, Jéssica?”. Foi o suficiente para os espectadores da confusão irem a loucura e ainda conquistar um meme. Veja o vídeo: https://bit.ly/2sXPz5l. | Crédito: Reprodução Internet
Rebecca Black – A cantora norte-americana chamou a atenção dos internautas em 2011 com o videoclipe de “Friday”. Isso porque sua letra monótona e repetitiva combinada ao uso exagerado de Auto-Tune fez com que ela ganhasse a alcunha de mais odiada no YouTube. Aliás, ainda hoje figura entre os piores com 3,1 milhões de deslikes. Relembre: https://bit.ly/1gD53xE. | Crédito: Reprodução Internet
Nissim Ourfali – Nissim Ourfali é o protagonista de um vídeo publicado no YouTube no ano de 2012. Feito para ser exibido no Bar Mitzvah do garoto, por um descuido da família, o videoclipe que era para ser privado caiu na rede e se tornou um grande sucesso. Preocupados com a repercussão, os pais entraram na justiça contra o Google para retirar definitivamente o vídeo de circulação. | Crédito: Reprodução Internet
Giovana do forninho – “Desce, sobe, empina e rebola.” Deveria ser apenas um vídeo com uma garotinha dançando o funk de MC Leozinho, mas acabou sendo um dos melhores memes de 2014. Tudo porque, durante a performance de Giovana, ela se segura no forno que estava na parede e ele tomba para cima dela. Enquanto a garota segura o forninho, a prima que está filmando vai correndo contar para mãe sobre o desastre. Veja o vídeo: https://bit.ly/1knnAEx. | Crédito: Reprodução Internet
Chloe sincera – Esta menininha virou meme com apenas três anos de idade. É que sua mãe publicou um vídeo no YouTube em que está levando Chloe e sua irmã para a escola, mas a surpresa é que, na verdade, elas estavam indo para a Disney. Enquanto a irmã entra em êxtase com a notícia, Chloe se expressa de forma cômica, dando uma espécie de sorriso enojado. Relembre o momento que virou meme: https://bit.ly/2sYcA8h. | Crédito: Reprodução Internet
Por que você não amadurece? – Este meme viralizou em 2015 em um tweet. Nele, há um diálogo. Alguém pergunta: “Por que você não amadurece?”. A resposta é: “Pir qui vici ni amidirici?”, imitando a fala de uma criança e com uma imagem de um garoto com expressão de deboche. A foto foi tão repercutida que chegou à Miko Hughes, o ator que dá vida a Aaron Bailey da sitcom “Três é Demais” e ícone da imagem. | Crédito: Reprodução Internet
Ata – Em 2016, um usuário do Twitter modificou a capa da edição do gibi Almanaque da Mônica e colocou a palavra “ata” na tela do computador. O meme é utilizado para demonstrar falta de interesse ou desdém por alguma informação, notícia ou opinião pouco importante. A imagem foi tão disseminada que até a Mônica real, filha de Maurício de Souza, resolver reproduziu o meme. | Crédito: Reprodução Internet
Rage Comics – Também chamados de Rage Faces, são desenhos de traços simples e expressões exageradas usados para ilustrar diferentes situações. Surgiram aproximadamente em 2008 no 4chan, com o FFFUUUU. Inicialmente eram usados para ilustrar circunstâncias que levavam alguém a ficar com raiva. Porém, em 2009, muitos outros do mesmo estilo surgiram. Entre os mais conhecidos estão: Derp e Derpina, Like a Boss, Trollface, Ok Guy, Forever Alone e Me Gusta. | Crédito: Reprodução Internet
Grumpy Cat – Gatos fofinhos fazem sucesso na internet. Fato. Mas a Tardar Sauce, ou simplesmente Tard, ficou mundialmente conhecida por um motivo diferente. Sua eterna expressão mal-humorada. Apelidada de Grumpy Cat (em tradução livre, Gata Rabugenta), sua primeira aparição ocorreu em 2012 e, desde então, ela não abandonou a internet. Hoje, a gatinha tem site próprio, página no Facebook, canal no YouTube, Twitter e uma loja online para seus produtos. | Crédito: Reprodução Internet
Jesus Restaurado – Em 2012, a artista Cecilia Giménez, de 81 anos, decidiu restaurar por conta própria o afresco do século XIX “Ecce Homo”. Só que ela acabou desfigurando o rosto de Jesus Cristo, criando traços completamente distintos da obra original. A “pior restauração da história” virou notícia ao redor do mundo e acabou se tornando um querido meme. | Crédito: Reprodução Internet