33Giga Tecnologia para pessoas

Dicas

Entenda como funciona o MVNO, operadora virtual que direciona serviços convencionais para nichos

  • Créditos/Foto:Visualhunt
  • 13/Setembro/2017
  • Bianca Bellucci

MVNO é a sigla em inglês para Mobile Virtual Network Operator, ou Operadora Móvel com Rede Virtual, em tradução livre. Essa operadora virtual, na prática, usa a rede de operadoras tradicionais para atingir nichos específicos de clientes, agregar serviços diferenciados ou até mesmo revender pacotes de serviços convencionais de outras formas. Ainda nova no Brasil, a tecnologia se mostra promissora e tem atraído grandes players do mercado.

Leia mais
Chip que oferece WhatsApp e Messenger ilimitado chega ao Brasil
Operadoras apostam em planos de celular que podem ser 100% controlados via aplicativo
Sinal fraco? Confira dicas para melhorar a recepção em seu celular

Para poder funcionar, a operadora virtual deve fazer uma parceria com a tradicional. A partir daí, a empresa pode atuar de três maneiras. A primeira é como simples revendedora, colocando sua marca no serviço e deixando o resto para a operadora. Outra forma é oferecer produtos próprios, utilizando os sistemas de cobrança e a infraestrutura de rede da operadora tradicional. A última possibilidade é usar apenas a rede da tradicional e se encarregar de todo o resto, da marca até o faturamento.

Vale ressaltar que o principal objetivo por trás do MVNO é atingir nichos que as operadoras tradicionais não têm interesse ou não conseguem atender.

Um exemplo de serviço oferecido por uma operadora virtual é a Mais AD. Focado no público gospel, o chip é uma parceria entre Assembleia de Deus e Movttel. O plano básico sai por R$ 9,99 semanais e dá direito a 800 MB de internet, além de ligações e SMS ilimitados para celulares da mesma operadora ou Vivo.

Atualmente, cinco empresas trabalham com MVNO no Brasil. São elas: Movttel, Datora, EUTV, Porto Seguro Conecta, e, mais recentemente, Vecto Mobile. Dentro destas companhias, existem diferentes serviços voltados para determinados nicho, como times de futebol.

Embora ainda esteja dando seus primeiros passos, a tendência destas operadoras virtuais só tende a aumentar. Até porque a demanda por serviços personalizados cresce cada dia mais.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas