Dicas
Entenda a diferença entre memória de armazenamento e RAM
- Créditos/Foto:Laurence Vagner via Visual Hunt / CC BY-NC-SA
- 05/Abril/2016
- Marcella Blass
Entre tantas outras especificações em um smartphone, computador ou tablet estão as memórias de armazenamento e RAM. Muitas vezes confundidas, elas têm trabalhos bastante diferentes. Como o nome sugere, a função da primeira é guardar todas as fotos, vídeos, músicas, documentos e aplicativos transferidos para o dispositivo. Por isso, quanto mais espaço disponível, mais tranquilidade na hora de instalar e manter arquivos.
Já o trabalho de abrir e rodar esses arquivos e aplicativos é da memória RAM (Random Acess Memory) ou Memória de Acesso Aleatória. Atuante em parceria com o processador do dispositivo, é ela quem vai garantir que você consiga conversar no WhatsApp, escutar músicas e abrir no navegador um link que algum amigo te mandou, tudo isso com um bom desempenho, sem travamentos ou lentidão. Daí, a regra de quanto mais, melhor também se aplica à RAM.
Parceiras no funcionamento de smartphones, computadores e tablets, ambas têm papel muito importante para a garantir uma utilização prazerosa do aparelho. Essa característica torna indispensável a análise da rotina do usuário antes da compra de um novo dispositivo, por exemplo, para garantir que tanto a memória de armazenamento quanto a RAM estejam de acordo com as necessidades diárias da pessoa.