Apps & Software
Elon Musk sugere VPN para acessar X; saiba como usar
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 09/Abril/2024
- Sérgio Vinícius
Nos últimos dias, Elon Musk vem fazendo uma série de postagens contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em mais um capítulo, o bilionário divulgou um vídeo com instruções sobre como usar VPN. O intuito é ajudar os brasileiros a acessar o X (antigo Twitter) caso a disputa tenha como desfecho a proibição da rede social no Brasil.
Se você é novato no assunto, o 33Giga preparou um guia completo a respeito da tecnologia. Confira!
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
O que é VPN?
VPN, em português, significa rede privada virtual. A sigla vem do inglês “virtual private network”. Como o nome por extenso indica, trata-se de um sistema que permite ao usuário navegar na internet mantendo quase que a totalidade de sua privacidade. Essas plataformas são realizadas via software de computador, app para celulares e, até mesmo, no formato de extensões para navegador.
Como usar uma VPN
Para utilizar, basta realizar o download do programa, instalá-lo em sua máquina (ou no browser, caso essa seja sua opção) e rodar. Uma vez habilitada, a VPN cria uma espécie de “túnel” que esconde os dados de quem está navegando na internet.
Atualmente, os principais programas de “virtual private network” são extremamente fáceis de usar. Uma vez instalada e configurada, basta “ligar” ou “desligar” a VPN com um clique (ou toque, caso você use-a em seu smartphone).
Saiba escolher a VPN
Há opções gratuitas e pagas de VPN no mercado brasileiro – clique aqui e conheça cinco serviços testados pelo 33Giga.
As que não oferecem custos costumam, ao mesmo tempo, também não dar suporte ou mesmo garantias que o serviço funciona bem. As pagas, por sua vez, costumam ser mais profissionais e, em boa parte, oferecem um período de degustação gratuito – que o usuário pode provar antes de decidir se deseja usá-la.
Sendo assim, a primeira dica, antes de escolher a VPN, é testá-la. Muitas vezes, esse tipo de recurso promete não afetar a velocidade da navegação – mas nem sempre isso se dá na prática.
Portanto, ao começar a avaliação, faça um teste de performance com algum velocímetro de internet. Analise a velocidade da rede, pelo menos, cinco vezes com ela ligada e com ela desligada durante diversos períodos do dia.
Outros detalhes
É importante considerar a quantidade de dispositivos eletrônicos que a VPN escolhida dá suporte. Atualmente, diversos provedores desse serviço oferecem planos que permitem o uso em múltiplos aparelhos.
Supondo que você queira usar a mesma VPN em seu computador, em seu tablet ou smartphone Android e em navegadores diversos, é importante analisar se a escolhida oferece esse tipo de compatibilidade. E mais: se não cobrará um valor extra por isso.
Por fim, um item que pode fazer diferença em sua escolha é o nível de proteção. Claro que, por padrão, as redes virtuais privadas já oferecem uma camada de segurança, que é seu anonimato na internet.
Entretanto, não necessariamente ela garante a integridade de seus dispositivos no caso de vírus, ataques hacker e outros. Algumas VPNs oferecem antivírus integrado e isso pode ser um diferencial caso você deseje aumentar também sua proteção e não ter de optar por um programa de segurança dedicado em separado.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10