Espaço
Eclipse solar híbrido: fenômeno raro ocorre nesta madrugada
- Créditos/Foto:NASA / Fred Espenak / Stephan Heinsius
- 19/Abril/2023
- Bianca Bellucci
Um fenômeno raro ocorrerá na madrugada desta quarta-feira (19) para quinta-feira (20). Trata-se do eclipse solar híbrido. Na prática, à medida que a sombra da Lua se move pela superfície da Terra, é possível visualizar tanto um eclipse total (com o Sol encoberto por completo) como um eclipse anular (quando se forma um anel brilhante em volta da Lua).
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
O fenômeno será muito rápido, com duração de cerca de um minuto, e só poderá ser visualizado a partir de três pontos remotos do oceano. São eles: Austrália Ocidental (Península de Exmouth), Timor-Leste e Indonésia (Papua e Ilha Damar). Navios de cruzeiro nas regiões planejam levar turistas para acompanhar o evento.
Aqueles que não tiverem o privilégio de assistir pessoalmente, no entanto, podem acompanhar o eclipse solar híbrido via internet. Os canais no YouTube de Time and Date, Gravity Discovery Center & Observatory e NASA realizarão a transmissão ao vivo. O pico do evento deve ocorrer à 1h da manhã (horário de Brasília) da quinta-feira.
É válido destacar que o eclipse solar híbrido é considerado raro porque só acontece poucas vezes no século. Durante todo o século 21, por exemplo, apenas 3,1% (7 de 224) dos eclipses foram desse tipo, segundo dados da NASA. O último ocorreu em 2013 e o próximo será em novembro de 2031.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10