Dicas
É seguro pesquisar sobre saúde na internet? Especialistas podem tirar dúvidas online
- Créditos/Foto:Designed by Freepik
- 27/Abril/2018
- Da Redação, com assessoria
Quem quer tirar dúvidas sobre saúde de forma séria e prática pela internet, saiba que a Doctoralia, plataforma digital que conecta pacientes e médicos, possui a seção Pergunte a um Especialista em seu site. De forma gratuita e anônima, qualquer pessoa pode entrar na plataforma e fazer perguntas sobre saúde que serão respondidas por médicos especialistas.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
É seguro pesquisar sobre saúde na internet?
Segundo uma pesquisa da Doctoralia, 92% das pessoas têm o hábito de buscar informações de saúde pela internet, sendo que 37% buscam dúvidas após um diagnóstico médico, 27% delas usam esse meio para tratar assuntos urgentes, e 22% das pessoas buscam informações quando se deparam com problemas de saúde de crianças.
Ao utilizar sites comuns de busca, que reúnem informações sobre diversos assuntos, a chance de encontrar mensagens truncadas e duvidosas é grande. Ainda segundo o estudo da Doctoralia, 77,3% dos profissionais brasileiros estão preocupados com o fato das informações relacionadas à saúde na internet não serem revisadas por um especialista, enquanto 49,3% dos profissionais estão preocupados que a informação não é atualizada com base nos mais recentes avanços da medicina.
“Sabemos que o acesso à informação está muito mais fácil com o uso da internet, mas isso não significa que o que encontramos lá é conteúdo validado por especialistas da área. A Doctoralia tem a missão de ajudar as pessoas a pesquisarem sobre saúde e a encontrarem o médico ideal de forma 100% confiável. São 85 mil perguntas respondidas por especialistas de saúde”, explica Carlos Lopes, country manager da empresa no Brasil.
O mais interessante da plataforma da Doctoralia é que, após fazer uma pergunta, a dúvida será comentada por vários médicos e os pacientes ainda podem interagir com os especialistas. Mais: todos os questionamentos ficam armazenados no site para que outros internautas possam acessar. Assim, a pessoa é redirecionada imediatamente caso sua pergunta esteja no banco de dados.
“É muito importante ressaltar que tirar dúvidas jamais substitui uma consulta com um profissional da saúde. A Doctoralia, inclusive, simplifica esse processo já que reúne os principais profissionais da área médica e auxilia os pacientes a encontrá-los rapidamente”, enfatiza Lopes.
Leia mais
Por R$ 100 em média, apps marcam consultas médicas a preços populares
6 ferramentas online de saúde que vão melhorar sua qualidade de vida e performance
Google oferece teste online para ajudar no diagnóstico da depressão
Aproveite também para conferir todos os eletrônicos testados pela equipe do 33Giga: