Carros & Mobilidade
E-Ray: primeiro Corvette eletrificado é apresentado nos Estados Unidos
- Créditos/Foto:Divulgação/Chevrolet
- 20/Janeiro/2023
- Da Redação, com assessoria
Um dos modelos mais icônicos da Chevrolet volta a surpreender o universo dos superesportivos após 70 anos. Isso porque a montadora apresentou nos Estados Unidos o primeiro Corvette eletrificado. Batizado de E-Ray, o veículo começa a ser comercializado em terras norte-americanas ainda este ano, nas configurações cupê e conversível. Preços não foram divulgados.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10
Equipado com tração integral eAWD, o E-Ray é o único em sua categoria a trazer dois sistemas de propulsão separados formados por um V8 6.2 aspirado de 502 cv e um motor elétrico complementar de 162 cv. Combinados, eles produzem 664 cv de potência. Também é o Corvette de série mais rápido da história, ao acelerar de 0 a 100 km/h em estimados 2,5 segundos.
Ainda vale destacar que o sistema de tração eAWD do superesportivo é inteligente e está constantemente monitorando as condições da estrada, adaptando-se para atender às necessidades do motorista. Durante uma condução mais dinâmica e em ambientes de baixo atrito, por exemplo, o E-Ray aplica potência adicional às rodas dianteiras, ajudando a melhorar a estabilidade do veículo.
Um aplicativo na tela do Corvette eletrificado, por sua vez, traz informações técnicas de como está operando o conjunto, que otimiza a performance e a aderência do superesportivo nas mais variadas condições climáticas e tipos de circuitos.
Em relação ao visual, o modelo compartilha as mesmas especificações de carroceria da versão Z06, que é mais larga e próxima ao solo para o melhor desempenho também em autódromos. As rodas do E-Ray, no entanto, são especiais e trazem desenho exclusivo.
Questões de carregamento
Não há necessidade de plugar o veículo em uma tomada para recarregar as baterias de 1.9 kWh, pois elas aproveitam a energia gerada em desacelerações e frenagens. No caso do E-Ray, as baterias que alimentam o motor elétrico ficam localizadas entre os bancos do motorista e do carona.
O Corvette eletrificado é capaz de rodar temporariamente no modo 100% elétrico. Uma dessas condições é quando o motorista quer sair com o veículo da garagem de maneira silenciosa para não chamar a atenção da vizinhança. Para isso, no entanto, a velocidade não pode exceder os 45 mph.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga