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E-commerce: pesquisa revela que consumidores preferem lojas confiáveis a menor preço

Uma pesquisa do Zoom em parceria com a Consumoteca revela que, na hora da compra, o cliente online continua dando prioridade para as lojas em que já teve boas experiências. Em segundo lugar, fica a busca pelo melhor preço, praticamente empatada com os terceiro e quarto colocados: a confiança passada pelas grandes varejistas e os comércios que não tenham tido reclamações em sites como o Reclame Aqui.

Porém, ao longo dos anos, a opinião de outros consumidores e avaliações no próprio site da loja também vem ganhando destaque nesse processo de escolha. Em 2014, apenas 21% consideravam isso e, em 2017, esse número cresceu para 29%, o que representa um aumento de quase 40%. Hoje, esse critério vem antes da confiança na entrega.

Em sua quarta edição, o estudo pediu que os 4 mil respondentes escolhessem até três critérios que levavam em consideração nas suas compras online. As opções disponíveis eram: “priorizo as lojas onde já tive boa experiência”, “preço/busco pelo produto mais barato”, “priorizo as grandes lojas”, “vejo se tem reclamações em sites como o Reclame Aqui”, “confiança na entrega” e “avaliação de outros consumidores”. Confira o resultado da pesquisa.

Critério de Compra  2013 2014 2016 2017
Priorizo as lojas que já tive boa experiência 31% 37% 39% 39%
Busco pelo produto mais barato 19% 32% 37% 32%
Priorizo as grandes lojas 34% 32% 37% 32%
Vejo se tem reclamações em sites como o Reclame Aqui 27% 29% 33% 32%
Avaliação de outros consumidores 24% 21% 25% 29%
Confiança na entrega 28% 33% 27% 27%