33Giga Tecnologia para pessoas

Dicas

Especialista dá dicas de como planejar e sair de férias sem esquecer da cibersegurança

  • Créditos/Foto:Visual hunt
  • 28/Setembro/2017
  • Da Redação, com assessoria

Falta pouco para o fim de ano, época em que os brasileiros gostam de viajar para curtir o verão, reencontrar a família e conhecer gente nova. Contudo, na hora de planejar o descanso, é preciso fazê-lo com muita atenção para não cair em armadilhas cibernéticas. A fim de ajudar os usuários a aproveitar as merecidas férias sem grandes preocupações, a Kaspersky Lab reuniu 7 dicas fundamentais de segurança:

Leia mais: 
Dica de férias: aprenda a montar um cinema streaming para curtir filmes sem sair de casa
10 aplicativos que te mantêm conectado mesmo sem acesso à internet

1. Ao fazer reservas, utilize um cartão de crédito ao invés de débito. Muitos cartões de crédito têm, embutido no sistema, uma proteção contra fraude que reembolsa seu dinheiro caso isso aconteça. Além disso, instale em seu dispositivo uma solução de segurança que tenha tecnologias integradas para evitar fraudes financeiras.

2. Configure uma Rede Privada Virtual (VPN) e a utilize para se conectar a uma rede Wi-Fi, assim protege as informações transmitidas a partir do seu dispositivo.

3. Quando tiver a intenção de usar uma rede pública Wi-Fi, verifique o nome da rede e a senha com um funcionário do estabelecimento. Lembre-se que os cibercriminosos criam conexões Wi-Fi públicas fraudulentas semelhantes com nomes similares ao do local, oferecendo conexão wireless gratuita. Não faça login em páginas da web que possam colocar suas informações e identidade em risco; como Facebook, Twitter, instituições financeiras.

4. Não acesse contas pessoais (bancários, e-mail ou redes sociais) por meio de dispositivos públicos. Aeroportos, hotéis, cafés e outros locais públicos geralmente oferecem acesso a computadores e dispositivos móveis gratuitamente. Tenha cuidado ao se conectar, pois esses dispositivos podem ter programas de spyware instalados, que monitoram e gravam o que foi digitado nas teclas, podendo comprometer informações financeiras e pessoais.

5. Nunca clique em links de e-mails suspeitos, banners em sites ou acesse sites desconhecidos. Quando você tiver que visitar um banco online ou uma loja de varejo, digite manualmente o URL em vez de clicar em um link.

6. Utilize uma solução de segurança completa para seus dispositivos Android, iPhone, iPad, Mac e PC.

7. Não permita que sites e navegadores salvem suas senhas. Pode ser até conveniente, porém não é nem um pouco seguro utilizar esse recurso.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas