A comercialização de itens seminovos e usados pela internet tem se tornado cada dia mais comum na rotina dos brasileiros. E, como parte de uma economia compartilhada que já é realidade, a tendência é que esse movimento continue a crescer. Para que os internautas tenham a melhor experiência possível nas transações e consigam vender ou comprar de forma rápida e simples, a OLX dá algumas dicas. Confira!
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Para quem está pensando em fazer uma compra
1. Não deposite ou realize transferências de valor antes de receber o produto;
2. Evite realizar transações para o exterior. Não faça transferências que não permitam a identificação do creditado, como MoneyGram ou Western Union;
3. Prefira fechar negócio em um lugar público e movimentado. Sempre que possível, vá acompanhado;
4. Sempre pesquise os valores de mercado daquilo que você pretende adquirir. Fique atento sobre os excessos de facilidades e preços muito abaixo da média;
5. Não compartilhe o seu código de confirmação de telefone. Esta informação se refere, exclusivamente, aos dados da sua conta;
6. Verifique se o endereço da pessoa que você está negociando é do Brasil;
7. Desconfie de contatos feitos por e-mails de provedores de outros países, como @yahoo.fr, @ymail.co.uk, @yandex.com, e também dos que tentam se passar pelos provedores mais conhecidos como @gemail, @gail, @gmil, @outlok, @yaaho;
8. Se possível, teste e se certifique da qualidade do item no momento em que encontrar o vendedor;
9. Sempre peça a nota fiscal do produto;
10. Nunca efetue entrega de produtos ou realize pagamentos a uma pessoa que se diz “representante da OLX”. A empresa não participa, em hipótese alguma, das trocas e entregas de produtos ou serviços que ocorrem entre comprador e vendedor;
11.Se notar algo errado, você pode denunciar o anúncio no próprio site ou aplicativo da OLX.
Para quem está pensando em fazer uma venda
1. Antes de se encontrar com o comprador, busque informações sobre ele. Pergunte nome e sobrenome, lugar onde mora ou trabalha, telefone para contato ou e-mail, entre outras informações que possam ajudar a identificá-lo;
2. Com os dados sobre o comprador, faça uma pesquisa nas mídias sociais;
3. Não compartilhe o seu código de confirmação de telefone. Esta informação se refere, exclusivamente, aos dados da sua conta;
4. Desconfie se o comprador está muito apressado, nervoso ou impaciente;
5. Atenção às conversas que demonstram ser (mal) traduzidas, normalmente não possuem coerência ou estão em outro idioma;
6. Prefira fechar negócio em um lugar público e movimentado. Sempre que possível, vá acompanhado;
7. Fique atento às dificuldades que a pessoa interessada possui em ir até a seu estabelecimento ou de finalizar a negociação em local público;
8. Evite enviar o seu produto para fora do Brasil. Atenção aos compradores que alegam estar fora do País e solicitam o envio do produto para a localidade em questão;
8. Nunca efetue entrega de produtos ou realize pagamentos a uma pessoa que se diz “representante da OLX”. A empresa não participa, em hipótese alguma, das trocas e entregas de produtos ou serviços que ocorrem entre comprador e vendedor;
10. Atenção às formas de pagamento do comprador:
a) Em casos de cheque, espere compensar antes da entrega/envio do produto;
b) Em casos de transferência bancária, espere o valor ser verificado em sua conta;
c) Em casos de depósito em caixa eletrônico, aguarde o tempo necessário para a “abertura dos envelopes”;
d) Em caso de pagamento em dinheiro, verifique o valor entregue juntamente com a veracidade das notas.