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Sete dicas para quem vai comprar o presente de dia nas mães pela internet

Segunda data mais importante para o varejo, o Dia das Mães é celebrado no próximo dia 14 e muita gente optou por comprar o presente pela internet. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio eletrônico (ABComm), a vendas virtuais devem totalizar R$ 2,5 bilhões, o que representa um crescimento de 11% ante a data do ano passado.

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Para que você não seja pego de surpresa, especialistas listaram algumas dicas que devem ser levadas em conta na hora de realizar a compra. Prazos de entrega, características do produto e segurança são algumas delas. Veja abaixo:

Atenha-se a produtos como roupas e cosméticos
Alguns dos produtos que serão mais buscados nesse Dia das Mães serão artigos de moda e beleza. Por isso, é imprescindível observar com atenção esses produtos, afirma Mauricio Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). “É importante ler com muita atenção os detalhes como o tipo de fibra usada na composição do tecido no caso de roupas e também componentes químicos e alérgicos no caso de produtos de beleza”, diz. No segmento de beleza pessoal é importante conferir o tamanho ou a quantidade do produto.

Verifique a confiança da loja
É muito importante certificar-se de que a loja que você pretende adquirir o produto é realmente confiável. Para isso, pesquise. “É preciso saber sobre a reputação da loja e se ela cumpre o que promete”, diz Willians Marques, diretor geral da Tray, vertical de comércio eletrônico da Locaweb. Marques recomenda fazer buscas em sites como Reclame Aqui, por exemplo, e checar se o site possui selos de segurança e confiabilidade, frequentemente encontrados no rodapé da página principal.

Cuidados com o prazo de entrega
Por mais cômodo que seja realizar a compra pela internet, o consumidor precisa ficar atento aos prazos de entrega, de modo que a mamãe não fique sem o presente na data. “A internet é a melhor alternativa para economizar no presente do Dia das Mães, mas é responsabilidade do consumidor observar atentamente o prazo de entrega para não deixar a mamãe sem presente”, afirma Mauricio Salvador, da ABComm. Se possível compre sempre com uma margem de segurança de cerca de três dias para minimizar a possibilidade de atrasos na entrega.

Priorize as compras com cartão de crédito
Não existe nada mais chato do que entregar um presente após a data. Uma forma de evitar atrasos na confirmação de pagamento é optar pelo pagamento por cartão de crédito, explica João Barcellos, diretor da MundiPagg, empresa que processa 40% das transações do e-commerce nacional. “Embora as lojas ofereçam descontos para pagamentos por boleto, a compensação pode demorar até três dias úteis, contra a confirmação em tempo real do cartão”, alerta o especialista. Além disso, algumas lojas possibilitam dividir o valor de uma compra de produtos mais caros, como smartphones, TVs e outros eletrodomésticos, em diferentes cartões.

Fique de olho nas notificações para aproveitar promoções
As principais lojas virtuais utilizam tecnologias de retargeting para identificar o perfil dos compradores para exibir ofertas relevantes. O consumidor deve ficar atento à sua caixa de e-mails para receber itens de interesse a preços vantajosos ou com frete grátis, além de aceitar receber notificações por push no navegador e vincular o perfil do Facebook aos sites das lojas virtuais para obter ofertas no painel de notificação da rede social.

Cuidado com promoções por e-mail
Por ser uma das datas mais importantes para o varejo, muitas fraudes podem acontecer neste momento. Tenha cuidado ao clicar em links recebidos por e-mail marketing. “É preciso observar o e-mail do remetente e verificar se este corresponde de fato ao site da loja virtual. Além disso, para se resguardar, é indicado passar o mouse em cima do link e se certificar que a URL indicada corresponde ao endereço do site – ao realizar essa ação, a URL aparece no rodapé do navegador”, explica Victor Popper, diretor geral da All iN, unidade de marketing cloud da Locaweb

Utilize o SAC
O Serviço de Atendimento ao Consumidor pode auxiliar o comprador não apenas com dúvidas sobre entrega e pagamento, mas também sobre  especificações de produtos, principalmente os mais sensíveis, como vestuário e beleza.