Carros & Mobilidade
Tchau, bactérias! Confira dicas para manter seu carro higienizado
- Créditos/Foto:
- 26/Janeiro/2023
- Da Redação, com assessoria
O interior de um veículo particular pode conter mais bactérias fecais que um vaso sanitário. É o que aponta um estudo realizado em 2022 pela Escola de Biociências da Universidade de Aston, no Reino Unido. Segundo o ranking, o lugar mais sujo é o porta-malas, com 1.425 bactérias encontradas. Em seguida, aparecem banco do motorista (649), alavanca de câmbio (407), assento traseiro (323) e painel (314). O volante, curiosamente e devido ao uso de álcool em gel ter se tornado hábito pós-covid, foi considerado uma das áreas mais limpas.
Se estes são os números de bactérias encontradas em carros particulares, a situação pode ser ainda pior quando o assunto é frotas de veículos – seja destinada ao transporte de passageiros externos, seja somente de funcionários de uma empresa. Isso porque quando há fluxo de pessoas, a probabilidade de proliferação de microrganismos e circulação de vírus e bactérias aumenta exponencialmente. Desta forma, a necessidade da realização de limpeza e higienização rotineira se torna maior.
“A segurança dos ocupantes deve ser preservada, assim como a vida útil do veículo. É exatamente isso que ter um carro higienizado proporciona: bem-estar e segurança tanto para o automóvel quanto para você”, explica João Salvatori, CEO da Wash Me, startup especializada em gestão de lavagem ecológica e limpeza automotiva.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10
Confira seis dicas para manter um carro higienizado e, consequentemente, seguro para seus motoristas e clientes:
1. Foco nas partes de contato direto
Volante, maçanetas, cintos de segurança, puxadores internos de portas e afins são as partes nas quais as mãos mais entram em contato. Por isso, sempre higienize utilizando flanela e produtos automotivos específicos para a região. “Essa atitude ajuda no combate a microrganismos, ácaros e vírus, além de evitar o acúmulo de sujeira, mantendo, assim, a garantia de saúde para motoristas e passageiros”, ressalta João.
2. Panos de microfibra
Use apenas panos de microfibras, pois as flanelas podem causar arranhões e soltar pequenos fios no interior do veículo. “O pano de microfibra é seu primeiro aliado na hora de ter um carro higienizado. O material possui milhões de minúsculas fibras que agem como uma esponja gigantesca, podendo absorver até 8 vezes seu próprio peso em água, se tornando extremamente eficiente na limpeza de superfícies úmidas, além da sua grande eficiência na remoção de pó e poeira já na primeira passada. E mais: esses tecidos também são muito resistentes e, com os cuidados apropriados, duram cerca de oito meses”, afirma o CEO.
3. Utilize álcool isopropílico para limpar eletrônicos
Por não possuir muita água em sua composição, o álcool isopropílico é perfeito para higienização de itens eletrônicos, painéis e telas centrais de multimídia dos veículos. “Nunca coloque o álcool diretamente nos eletrônicos. Umedeça um pano de microfibra com o produto e passe pela superfície do dispositivo, com movimentos suaves e em uma única direção”, ensina João.
4. Não esqueça os tapetes
Esse cuidado geralmente acaba passando batido, mas os tapetes devem receber a mesma atenção durante a higienização, já que costumam ter acúmulo de comida, poeira, sujeiras e mais. “Pode retirar a sujeira, batendo o tapete diariamente e, idealmente, realizar lavagem e aspiração pelo menos uma vez por semana”, aponta o CEO da Wash Me.
5. Limpe os bancos
Sempre higienize os bancos com pano úmido e um produto específico para limpeza de estofado. “Isso elimina não apenas a sujeira e as manchas do veículo, mas aqueles odores ruins que parecem se agrupar com o tempo. Mais que estética, é questão de saúde do condutor e dos demais passageiros, pois com o serviço você previne fungos e bactérias, nas quais podem causar reações alérgicas e problemas respiratórios”, afirma João.
6. Realize uma higienização profissional sempre que possível
“Os procedimentos citados anteriormente ajudam a manter seu carro higienizado no dia a dia, mas é imprescindível realizar uma limpeza profissional nos veículos sempre que possível. Isso porque são utilizados os produtos mais adequados e os procedimentos específicos para garantir, ainda mais, a saúde e o bem-estar de quem os utiliza”, finaliza o CEO da Wash Me.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga