Tags

Streaming

Dia Mundial do Autismo: 10 filmes para assistir via streaming

Créditos: Divulgação / MGM
2 abril, 2024
Bianca Bellucci

Hoje (2 de abril), é comemorado o Dia Mundial do Autismo. O transtorno, que pode promover dificuldade de comunicação e aprendizado, afeta cerca de 6 milhões de brasileiros, segundo o estudo Retratos do Autismo no Brasil em 2023. Quem deseja saber mais a respeito do distúrbio pode se informar por meio de filmes. O 33Giga separou 10 obras que tratam o assunto e estão disponíveis via streaming. Confira!

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

1. Rain Man (1988) – Disponível no Amazon Prime Video

A primeira indicação para o Dia Mundial do Autismo trata-se de um clássico. Charlie Babbitt recebe a notícia da morte de seu pai e retorna à sua cidade natal. Lá, descobre que tem um irmão autista e que o genitor deixou uma herança de US$ 3 milhões à instituição em que ele reside. Com ajuda de seus advogados, Charlie decide disputar sua parte da herança e se livrar da custódia do irmão.

2. Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador (1993) – Disponível na Max

Com uma mãe que entrou em depressão após o suicídio do marido e um irmão mais novo que é autista, Gilbert Grape é o responsável pelo sustento da casa. A vida em família é repleta de carinho e proteção, apesar das dificuldades enfrentadas. Até que Grape se apaixona por uma dona de casa casada que lhe mostra a possibilidade de uma nova vida.

3. Meu Nome é Radio (2003) – Disponível na Max

Cuba Gooding Jr. e Ed Harris protagonizam este drama ambientado em 1976 e baseado na história de Robert “Radio” Kennedy, um jovem negro e autista, que inspirou um time de futebol americano a ganhar um campeonato.

4. Como Estrelas na Terra (2007) – Disponível na Netflix

Um filme indiano entre os indicados para o Dia Mundial do Autismo. Na trama, o jovem Ishaan tem muita dificuldade para se concentrar nos estudos. Depois de diversas reclamações da escola, o pai, que acredita que o garoto não faz as tarefas por falta de compromisso, decide levá-lo a um internato. Ali, um professor substituto de artes percebe o real problema de Ishaan.

5. Temple Grandin (2010) – Disponível na Max

Cinebiografia de Temple Grandin, uma cientista autista. Com uma percepção de vida totalmente diferenciada, ela dedicou-se aos animais e revolucionou os métodos de manejo do gado com técnicas que surpreenderam experientes criadores e ajudaram a indústria da pecuária norte-americana.

6. Um Time Especial (2011) – Disponível no Amazon Prime Video

O técnico da equipe juvenil de baseball River Rats, Arthur Murphy, convida o jovem autista Mickey Tussler para ser o novo lançador do time. Os dois, no entanto, terão que vencer preconceitos e a rejeição de alguns jogadores para seguir em frente com a ideia.

7. Um Elo de Amor (2013) – Disponível no Looke

Jimmy é um jovem autista que não compreende tudo o que acontece ao seu redor, mas que conta com uma memória fantástica. O avô e a madrasta incentivam o garoto a superar os traumas, entretanto, ele fica aflito ao se deparar com seu maior medo.

8. Farol das Orcas (2016) – Disponível na Netflix

Uma mãe espanhola viaja para a Patagônia argentina com seu filho autista na esperança de que um guarda florestal e um grupo de orcas selvagens possam ajudá-lo a encontrar uma conexão emocional.

9. O Contador (2016) – Disponível no Amazon Prime Video e na Max

Desde criança, Christian Wolff sofre com ruídos altos e problemas de sensibilidade, devido ao autismo. Ao crescer, se torna um contador extremamente dedicado, graças à facilidade que tem com números. A partir de um escritório instalado em uma pequena cidade, ele passa a trabalhar para algumas das mais perigosas organizações criminosas do mundo.

10. Flutuar (2019) – Disponível na Disney+

A última dica para o Dia Mundial do Autismo trata-se de um curta-metragem da Pixar, com apenas 7 minutinhos. Na história, um pai descobre que seu filho flutua, o que o torna diferente das outras crianças. Para mantê-lo protegido do julgamento do mundo, o genitor o esconde. Mas quando a habilidade do pequeno se torna pública, ele precisa decidir se foge ou se aceita o filho como é.

Quer conhecer tudo sobre Los Angeles? Clique aqui e baixe agora nosso guia gratuito

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.