Tags

Segurança

Dia das Mães: saiba como não cair em golpes nas compras online

Créditos: DepositPhotos
11 maio, 2023
Da Redação

O Dia das Mães é uma das datas mais lucrativas para o comércio, mas que também levanta preocupações quando o assunto é proteção de dados.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10

Segundo a edição de 2023 do relatório X-Force Threat Intelligence Index, desenvolvido pela IBM, o setor de varejo no país se tornou o maior alvo de ataques cibernéticos no país em 2022, contrariando os índices globais direcionados para a área industrial. Durante as sazonalidades, o perigo se torna ainda mais evidente.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

A NovaRed Brasil alerta sobre o aumento de ataques do tipo phishing durante esse período. Neste golpe, os cibercriminosos enganam as pessoas para que compartilhem informações sensíveis, como senhas e número do cartão de crédito.

Usando um contexto de apelo para a celebração do amor materno, os golpes são realizados por meio de “promoções” para aquisição de presentes, envio de cartões por mensagens eletrônicas e demais agrados.

“Em datas como o Dia das Mães, há maior movimentação de mensagens virtuais e compras online, favorecendo a possibilidade de ataques cibernéticos. Com isso, a alta demanda também torna os varejistas vulneráveis”, conta Adriano Galbiati, diretor de Operações da NovaRed Brasil.

Galbiati explica que os golpes impactam diretamente os consumidores que têm informações pessoais, credenciais e senhas roubadas, podendo enfrentar prejuízos financeiros e muita dor de cabeça nesse processo.

Além dos dados, os incidentes com softwares maliciosos podem comprometer o próprio equipamento usado. O usuário deve se atentar aos links recebidos em e-mails e grupos de Whatsapp, assim como compartilhados em stories. O ideal é sempre procurar pela fonte oficial.

Para garantir um Dia das Mães seguro no mundo digital e evitar esse tipo de desgaste, o especialista da NovaRed Brasil dá as seguintes dicas:

  1. Faça compras online apenas em sites de empresas reconhecidas no mercado;
  2. Verifique a legitimidade do website da loja por meio da URL e da lista do Procon com endereços não confiáveis;
  3. Tenha cuidado com promoções com ritmo de urgência como “compre em 10 minutos para aproveitar condições especiais”;
  4. Use, sempre que possível, um cartão temporário (também conhecido como cartão online) com numeração nova pelo aplicativo do banco para realizar pagamentos online;
  5. Nunca compartilhe números de cartão de crédito, credenciais de acesso ou códigos recebidos por SMS ou mensagem do Whatsapp;
  6. Desconfie de promoções de produtos com valores discrepantes da concorrência.
Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.