Tags

Streaming

Dia da Visibilidade Trans: 10 filmes e séries para entender o assunto

Créditos: Sharon McCutcheon on Unsplash

Hoje (29 de janeiro), é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data foi criada em 2004 para celebrar a existência, resistência e luta de transexuais e travestir no Brasil. Por isso, o 33Giga separou 10 filmes e séries com a temática para quem deseja conhecer mais sobre os desafios e as conquistas dessa comunidade que ainda luta por direitos básicos.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies

1. Tudo Sobre Minha Mãe (1999) – Assista no Amazon Prime Video e no Globoplay

Esteban é um jovem de 17 anos que está escrevendo uma história chamada Tudo Sobre Minha mãe. No dia do seu aniversário, a mãe ia lhe contar tudo sobre seu pai, desconhecido para o menino. Mas um acidente impede que isso aconteça e a mãe de Esteban decide partir atrás do pai de seu filho, que se tornou uma travesti.

2. Meninos Não Choram (1999) – Disponível no Star+

Nesta história baseada na vida de Brandon Teena, um jovem trans encontra amor e ódio ao tentar traçar seu próprio caminho.

3. Tangerine (2015) – Disponível no FILMICCA

Após descobrir que foi traída por seu namorado e cafetão enquanto estava na cadeia, a transexual e profissional do sexo, ao lado de sua melhor amiga, sai em busca do traidor e sua amante.

4. Tomboy (2011) – Assista no Globoplay

Na França, a pequena Laure se muda com os pais e a irmã para outro bairro. Buscando fazer amigos, ela sai para brincar e conhece Lisa, que a confunde com um garoto. Laure então decide assumir a identidade de Mickael em segredo, o que, somado à nova amizade, acaba despertando certos questionamentos internos.

5. Laerte-se (2017) – Assista na Netflix

A cartunista Laerte convida o público a conhecer seu mundo e reflete sobre a longa trajetória de sua autoaceitação como mulher depois de ter vivido mais de 60 anos de sua vida como homem.

6. Uma Mulher Fantástica (2017) – Assista na Netflix

Marina é uma mulher transexual que trabalha como garçonete enquanto seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso. Para isso, ela canta durante a noite em vários clubes da cidade. Até que é surpreendida pela morte inesperada de Orlando, seu namorado e maior companheiro.

7. Pose (2019) – Assista na Star+

Em duas temporadas, a série mostra a Nova York do fim da década de 1980, onde Blanca, uma frequentadora assídua de bailes LGBTQ, abriga jovens LGBTQ que foram expulsas de suas casas.

8. Revelação (2020) – Assista na Netflix

Neste documentário, nomes influentes da arte e do pensamento transgênero analisam o impacto de Hollywood na comunidade trans.

9. Transhood: Crescer Transgênero (2020) – Assista na HBO Max

Documentário original da HBO que acompanha, ao longo de cinco anos, a vida de quatro crianças transgênero nos Estados Unidos.

10. La Veneno (2020) – Disponível no HBO Max

Na série de oito episódios, Valeria se prepara para a aventura de sua vida quando conhece sua ídola, a incomportável ícone trans Cristina “La Veneno” e começa a escrever sua memórias.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.