33Giga Tecnologia para pessoas

Negócios

5 dicas para melhorar o desempenho e a segurança no home office

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 13/Março/2023
  • Da Redação, com assessoria

A prática do trabalho remoto já não é mais uma novidade, mas sua permanência no cotidiano dos trabalhadores do Brasil aponta para a necessidade de encontrar soluções que melhorem o desempenho e segurança no home office. Como, afinal, é possível dispor de recursos tecnológicos para que ele eja mais seguro e eficiente?

A discussão ganha lugar em um contexto em que o home office já alcança uma parcela significativa da força de trabalho no País. Durante a fase mais aguda da pandemia, em 2020, um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas apontou que 10% dos trabalhadores puderam realizar suas funções em suas próprias casas. Para 2023, a expectativa é de 30% das pessoas trabalhadoras de dar prioridade a vagas neste modelo, segundo dados do portal Vagas.com.

“As possibilidades de ingressar em empresas de várias partes do País e do mundo, além da flexibilidade no dia a dia, têm feito com que muita gente recorra a esta modalidade de trabalho. No entanto, é preciso haver algum tipo de orientação tecnológica mínima para garantir um melhor desempenho e segurança nos aparelhos utilizados na prática do trabalho remoto”, explica o especialista em cibersegurança Vinícius Oliverio.

Cofundador da Urmobo, startup de gerenciamento de dispositivos móveis, Vinícius dá cinco dicas técnicas para melhorar o desempenho e segurança no home office. Confira!

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

1. Realize distribuição de arquivos

Compartilhar em nuvem os arquivos dos projetos nos quais se está trabalhando é essencial para quem atua no home office. Trata-se de um recurso importante para que não se perca nenhum material e que é disponibilizado por ferramentas de gerenciamento de dispositivos móveis.

“Também dá para criar pastas, enviar arquivos para grupos de dispositivos, verificar o consumo de dados e a forma de download. Ao sincronizar arquivos e dados empresariais, todos os funcionários trabalham no mesmo projeto de forma mais ágil, fácil e produtiva”, destrincha Vinícius.

2. Faça análise de log de chamadas

Monitorar e medir componentes das ligações efetuadas com os smartphones corporativos é relativamente fácil quando você tem as ferramentas adequadas. “Controlar quais números foram ligados, as chamadas recebidas, duração das ligações e horários é algo que se torna possível por meio de plataformas que realizam a gestão de dispositivos corporativos”, afirma Vinícius.

A análise log de chamadas destaca justamente a qualidade e quantidade das ligações realizadas pela equipe com os aparelhos smartphones da empresa. Trata-se de um conjunto de mecanismos que identificam padrões que possam ajudar na solução de problemas, nas previsões de desempenho, na manutenção e em melhorias eventuais.

Quer investir em criptomoedas de forma confiável? Clique aqui e compre na Bit2Me

3. Tenha uma produtividade baseada no uso

Por meio de mecanismos que fazem o gerenciamento de dispositivos utilizados pelas pessoas na prática do trabalho remoto, também é possível realizar a análise de produtividade baseada na porcentagem do uso de cada aplicativo. Desta forma, temos a visibilidade do tempo de uso dos apps e seu consumo de dados.

“A ideia é trazer mais informações sobre quanto tempo cada aplicativo permaneceu aberto e como os dados foram consumidos pelo usuário, além de disponibilizar relatórios”, explica o cofundador da Urmobo.

4. Realize o chamado time fencing

Outra dica de segurança no home office é possível o controle do funcionamento dos dispositivos móveis da empresa em determinados horários por meio do chamado time fencing. Trata-se de uma ferramenta utilizada no ambiente de trabalho, na qual é possível limitar o tempo de uso de uma determinada aplicação dentro do ambiente organizacional.

“Por exemplo, um conjunto de aplicativos fica disponível de segunda à sexta-feira, das 10h às 20h para tal colaborador. Fora deste intervalo, o aplicativo é ocultado do dispositivo, não estando viável mesmo no fim de semana. É um recurso muito útil na gestão do home office”, esclarece o especialista em cibersegurança.

5. Faça a gestão de inventário dos dispositivos móveis utilizados

A gestão do inventário dos dispositivos móveis também é peça essencial para um bom andamento do trabalho remoto. É outra aplicação útil do gerenciamento de dispositivos. Com esse recurso, é possível criar uma relação dos aparelhos da empresa e contabilizar a quantidade de equipamentos utilizados no momento, assim como mapear quem está utilizando cada um.

“Isso pode ajudar bastante na proteção de dados empresariais. Por exemplo, se o equipamento for trocado entre pessoas de diferentes cargos, pode ser preciso apagar informações que não são autorizadas”, conclui Vinícius.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10