Dicas
Deletar aplicativo do Facebook economiza dados e bateria
- Créditos/Foto:France1978 via Visualhunt.com / CC BY-SA
- 29/Março/2016
- Marcella Blass
Cheio de recursos e com todas as funcionalidades da plataforma web na palma da mão do usuário, seria difícil reclamar do aplicativo do Facebook. Segundo um relatório da App Annie, especialista em análise e mercado de aplicativos, somando os números do Android e iOS, o app foi o segundo mais baixado no Brasil em 2015. Mas apesar da popularidade, a versão mobile da rede social é uma grande vilã para o desempenho do smartphone no qual foi instalado.
Uma das primeiras pessoas a constatar os efeitos negativos do aplicativo do Facebook foi o jornalista britânico Samuel Gibbs. Com um teste muito simples, apenas observando o desempenho de seu iPhone durante uma semana com e outra sem o app da rede social instalado, ele percebeu como a bateria do seu smartphone tinha vida útil maior no segundo caso. A economia da chegou a cerda de 15%, valor médio também no Android. O consumo exagerado se dá pelo fato de que, mesmo fechado, o aplicativo continua rodando em segundo plano, para colher e enviar informações.
Veja mais:
Facebook: aprenda a colocar vídeo como avatar no perfil
Aprenda a salvar seu perfil do Facebook no computador
Confira 5 navegadores mobile e escolha o ideal para você
O consumo de dados de 3G e 4G também é afetado pelo aplicativo do Facebook. Durante 20 dias de uso regular, a reportagem do 33Giga observou que o app com todas as notificações ativadas consumiu 40 MB de dados da internet.
O lado bom da história é que o app pode ser muito bem substituído pelo site móvel sem perder funções importantes e ainda economizar bateria e dados de internet. A versão da rede social para navegador oferece uma experiência quase idêntica à web e ao aplicativo, a única diferença é que o usuário não receberá notificações de comentários, amizades, marcações, curtidas com a aba fechada.