Dicas
App desenvolve fórmula que prevê se artistas terão sucesso depois de um tempo parados
A volta de grupos como TLC e Planet Hemp inspirou a Deezer, plataforma de streaming de música, a criar uma fórmula que ajuda a prever quando artistas que estão em hiatos devem voltar à ativa. A chamada “Calculadora do Retorno” é o primeiro cálculo do mundo que sugere quando o artista poderá voltar aos palcos baseado nos sucessos de sua trajetória musical. E fazer ainda mais sucesso do que antes.
Leia mais
Deezer: saiba tudo sobre o streaming de música
Opção pré-paga do Deezer chega ao Brasil; conheça planos e preços
Fórmula para prever sucesso do artista
A Deezer se juntou ao matemático Dr. Colin D Wright, professor da Universidade Keele, para analisar os dados globais da plataforma de streaming e descobrir se tinha alguma maneira de prever quais artistas iriam desfrutar de um retorno bem-sucedido. Depois de analisar os dados de alguns nomes da música que voltaram às paradas, o Dr. Wright encontrou a seguinte fórmula: (Tempo de ausência) / (2 + min (3, hits número 1)). Ou seja, divida o tempo que o artista ficou fora dos holofotes por dois e some com a quantidade de hits que este artista conquistou (no entanto o número de hits deve ser limitado a 3 se for superior a isso).
Fator decisivo
De acordo com o Dr. Wright, “há muitos fatores para determinar o que faz a banda ter um retorno bem-sucedido, mas o que está claro é que fazer uma pausa e voltar não é apenas OK, como pode ser de fato uma coisa muito boa. Uma longa pausa nas atividades pode funcionar muito bem para alguns famosos, mesmo quando fora da mídia por uma década ou mais”. Se você aplicar esta fórmula em bandas de sucesso dos anos 1980 ou 1990, fica mais claro que eles foram recompensados por ficar longe dos palcos.
Embora não esteja com sucesso igual ao da época da música Year 3000, já é possível dizer que o grupo Busted não mudou muita coisa nesses 13 anos que ficou parado. O trio recebeu mais de quatro vezes o número de streaming após o anúncio de retorno no final de 2016. Também não tem sido uma “tragédia” para a sensação pop Steps, que causou quatro picos de streaming provocados por rumores do retorno do grupo. Estes retornos de bandas provam que ouvir antigos sucessos realmente faz o coração bater mais forte enquanto o artista não volta à ativa.
Um artista que tem esse perfil é a cantora teen Hilary Duff, que teve um aumento de 620% nos seus streamings em seguida de seu retorno, no verão de 2015. Apesar de sete anos longe dos estúdios, a estrela norte-americana possui uma contínua e dedicada base de fãs que segue as novidades da carreira de atriz.
Considerando a trajetória de artistas brasileiros, os Novos Baianos teve um aumento de 227% em seus streamings quando anunciaram uma turnê nacional de reunião, em maio de 2016. Já o Planet Hemp, que anunciou seu retorno definitivo em dezembro de 2015, teve picos de streaming que representou 890% de crescimento da média da banda. Mesmo tendo disponibilizado sua discografia completa apenas em 2017.
Previsões
Ainda de acordo com Dr. Wright, “algo vital para um retorno triunfal é o número de sucessos que o artista conquista antes da pausa. Músicos precisarão de muito mais que apenas um hit, ou de ser topo das paradas com dois ou três singles. Por exemplo, o grupo inglês-canadense All Saints conquistou cinco sucessos número 1 e na sua turnê de retorno conquistou shows esgotados na turnê 2016 no Reino Unido”.
A cantora Nelly Furtado está “voando como um pássaro”, como diz sua música Like a Bird. Ela voltou aos holofotes e lançou um novo álbum após cinco anos. Ao aplicar a fórmula desenvolvida e levando em conta dois singles de sucesso antes de sua pausa, é previsto que o retorno de Nelly seja triunfal.
Apesar de cantarem sobre um “verão cruel” na música Cruel Summer, a volta do grupo Bananarama, depois de 29 anos, tem tudo para ser um sucesso. Pelo cálculo da fórmula da Deezer, eles desfrutarão um retorno tão grande quanto foi no auge do grupo, nos anos 1980.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas