33Giga Tecnologia para pessoas

Corporativo

Comprou, chegou: entenda o que são dark stores

As dark stores são uma tendência do e-commerce há alguns anos, impulsionadas pela pandemia, e com perspectivas de se enraizar ainda mais entre os lojistas à medida que as compras online crescem. Segundo um estudo do The Global Payments Report, o comércio eletrônico no Brasil crescerá aproximadamente 95% até 2025, chegando a US$ 79 bi em transações.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Na prática, as dark stores são pontos de distribuição estrategicamente localizados para produtos vendidos no e-commerce, e devem surfar junto a esse crescimento. Um dos seus grandes diferenciais –que as fazem atraentes para comerciantes – é seu baixo custo de manutenção e a pronta-entrega aos consumidores, uma vez que as lojas são pequenas e estão inseridas nas próprias cidades; e não afastadas, como os grandes centros de distribuição.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10

De acordo com Andrei Dias, Head de vendas da Nexaas, retail tech especializada em inovação para o varejo, o investimento nas dark stores acaba sendo um investimento em logística.

“Mais perto dos clientes, negócios que usam a estratégia da dark stores podem ter um diferencial muito importante atualmente, que seria o de entregar produtos no mesmo dia da compra”, considera o executivo.
Por serem discretas, muitas vezes as dark stores podem passar despercebidas, mas elas estão em diversos bairros das capitais e realizam os mesmos processos de um centro de distribuição, como recebimento de pedidos, estocagem, geração de documentos e despacho.

“Para os lojistas, a estratégia é boa por terceirizar a parte logística das suas operações. Já para os clientes, os pontos positivos são receber o produto mais rápido e pagar menos pelo frete. Todos saem ganhando”, acrescenta Dias.

Popular nos Estados Unidos e na Europa, a conveniência que as dark stores trazem ao varejo é uma tendência que deve se instaurar cada vez mais, sendo mais uma opção de aperfeiçoar a logística de negócios, e dando um maior leque de escolhas aos consumidores quanto à entrega.