Dicas
Cyanogenmod 13: a rom que deu sobrevida a um S4 antigo
- Créditos/Foto:Photo credit: isriya via Visualhunt.com / CC BY-NC
- 07/Março/2016
- Leo Alves
A Cyanogenmod é apenas uma, entre as diversas roms customizadas que existem para Android. Antes de mais nada, uma rom customizada é uma versão do sistema modificada, criada por desenvolvedores independentes. Utilizar uma delas pode permitir que aparelhos mais antigos, que já não são mais atualizados pelas fabricantes, possam rodar a última versão do Android, além de habilitar funções exclusivas. Para instalar uma custom rom, é necessário ter acesso root no aparelho.
Lançado em 2013, o Samsung Galaxy S4, que foi o aparelho que o 33Giga instalou a versão 13 da Cyanogenmod, não está na lista de aparelhos da marca coreana que receberam a versão 6.0 Marshmallow do Android, parando na versão 5.0 Lollipop do sistema. Com a Cyanogenmod, o aparelho pode receber a última atualização do sistema, recebendo todos os benefícios que aparelhos mais novos possuem.
Um desses benefícios, que se tornou nativo no Android Marshmallow, é poder utilizar o cartão SD como memória interna do aparelho. De fábrica, o Galaxy S4 tem 16 GB de armazenamento, mas somente 9 GB estavam livres para o uso. Com este recurso, e com um cartão externo de 32 GB, este espaço foi aumentado para cerca de 38 GB.
Uma das vantagens da Cyanogenmod é ser baseada na versão pura do Android. Utilizar essa rom em um aparelho da Samsung, que são famosos por sofrerem muitas modificações no sistema pela fabricante, é surpreendente, pois a sensação é como utilizar um smartphone da Motorola, que também procura manter o Android o mais puro possível. Mesmo se tratando de um celular com dois anos de uso, o S4 pareceu um celular novo com a Cyanogenmod, com o desempenho melhorando consideravelmente. Até mesmo a duração da bateria aumentou.
No caso do Galaxy S4 utilizado nos testes, a instalação da rom só trouxe vantagens. Mesmo estando em uma versão de testes, a Cyanogenmod 13 não apresentou muitos erros, sendo bastante estável, e planamente utilizável nas funções do dia a dia. De maneira geral a rom se mostrou uma boa opção para aparelhos que possuem root, justificando sua alta popularidade entre os usuários Android.