Fotos & Vídeos
Setembro Amarelo: CVV divulga vídeo emocionante sobre campanha; confira
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 12/Setembro/2024
- Beatriz Ceschim
Em 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 11.502 internações relacionadas a autolesões e tentativas de suicídio. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede), essa quantia aponta um aumento de 25% em relação aos 9.173 casos registrados em 2014. O número atual categoriza uma média diária de 31 internações.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Desde 2013, a Associação Brasileira de Psiquiatria atua na prevenção do suicídio e instituiu a campanha do Setembro Amarelo. Para reforçar esse trabalho preventivo, o Centro de Valorização da Vida (CVV) divulgou um vídeo em suas redes sociais, que chama mais atenção para essa causa.
“Queríamos fazer algo chocante, que gerasse um efeito nas pessoas, mas ao mesmo tempo que não fosse apelativo ou desagradável. Sabemos que o dado dos 40 segundos é poderoso, mas sozinho ele não tem a força que a gente buscava”, explica Thiago Ito, voluntário do Centro de Valorização da Vida.
“Então, quando a gente traz um ângulo mais íntimo – como a pessoa que você mais ama –, todos se conectam, se identificam e se impressionam muito mais. Foi daí que chegamos à pergunta: ‘E se você tivesse só 40 segundos para impedir alguém que você ama de tirar a própria vida?’”
“Todas as campanhas produzidas, por mais que tenham uma excelência profissional envolvida, são feitas apenas por capital humano, sem nenhum tipo de investimento financeiro, estrutura, marca ou agência por de trás, são profissionais de distintas áreas que se unem e doam tempo, inteligência, criatividade e a expertise para construir cases como esse”, conta Eduardo Cabral, voluntário há seis anos do Centro de Valorização da Vida.
“No deste ano, contamos com desde uma produtora que cedeu espaço, até makers que cederam equipamento, pessoas que se deslocaram para participar de um experimento, editores, influenciadores e embaixadores que topam a causa pela causa: zero reais investidos”, completa Cabral.
O vídeo da campanha “Quanto tempo resta?” foi desenvolvido por voluntários do CVV, com o intuito de promover ainda mais o debate sobre prevenção de suicídio. Os responsáveis pela iniciativa são Eduardo Cabral, Thiago Ito e Bruno Simões, além da produção de Carolina Ana, Tomás Castello & PhonoFilmes, Fellini Conti e Leonardo Aiello.
“Foi o primeiro ano que trouxemos uma campanha de cunho emocional forte, algo muito fora da zona de conforto de todos nós. Então tivemos um envolvimento diferente esse ano, participamos dirigindo as pessoas nas filmagens a partir das perguntas criadas, decupando esse material para a edição. No fim, pelos comentários, acho que tivemos um resultado muito bacana disso tudo”, complementa Ito.
Trabalho do CVV
O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma entidade sem fins lucrativos, que trabalha fornecendo apoio emocional e de prevenção de suicídio. O serviço é gratuito e pode ser realizado por telefone 188, e-mail, chat e pessoalmente, de forma totalmente anônima e sigilosa.
“Os voluntários do CVV fazem muito mais do que os os apoios emocionais diários. São dedicados a promover conversas sobre a escuta ativa, saúde mental e depressão durante o ano todo, com uma agenda de conteúdo regular”, finaliza Bruno Simões, também voluntário do Centro de Valorização da Vida.
Acesse o YouTube, as redes sociais e o site da instituição para saber mais sobre o trabalho voluntário.