Dicas
Cursos pelo WhatsApp: como funciona esse método de aprendizado
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 21/Outubro/2022
- Da Redação, com assessoria
*Por Cláudio Machado // WhatsApp é o aplicativo mais acessado pelos brasileiros. É o que aponta um levantamento do Opinion Box em em parceria com o Mobile Time sobre o uso de apps no Brasil. O estudo também revela que ele está presente na tela inicial de 54% dos smartphones. Mas se antes era apenas um programa para troca de mensagem, hoje, por outro lado, seu uso vai muito além. Empresas de todos os segmentos utilizam o app para se comunicar com o público.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Muito antes da pandemia de covid-19 começar, a digitalização já vinha mudando o mundo de forma significativa em diversos âmbitos. O isolamento acelerou ainda mais esse processo, quando os mais variados setores se viram obrigados a buscar novas formas de conversar com seu público, como foi com a educação. Antes dessa transformação, a sala de aula era o único local de aprendizado. Hoje, as instituições de ensino entenderam que precisam buscar novos caminhos para engajar os alunos.
Nesse sentido, o WhatsApp tem sido um ótimo canal para enviar conteúdos e compartilhar orientações pedagógicas para alunos e pais. E mais: muitas instituições entenderam que o aplicativo pode ser a interface ideal para aplicar cursos livres de curta duração para seus usuários.
Como o aplicativo já vem instalado na maioria dos celulares e o público, de maneira geral, tem familiaridade com a ferramenta, eles têm autonomia para escolher o melhor momento para acessar os cursos pelo WhatsApp sem maiores problemas – como no transporte –, além, é claro, do alto alcance geográfico, visto que, mesmo sem uma boa internet, é possível acessá-lo e, em alguns casos, as operadoras não descontam o uso do aplicativo dos dados móveis.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10
Os cursos pelo WhatsApp costumam ocorrer de duas maneiras. Por chatbot, em que o acesso é feito direto no app e os conteúdos são organizados para obedecer o comando do aluno. Ou com mediação em grupos. Nesse caso, é criado um grupo temático, com hora e dia para começar e terminar, no qual os facilitadores enviam conteúdos, fazem questionamentos e, em determinados momentos, abrem para que os participantes enviem suas respostas e dúvidas, procedendo com a mediação.
Fato é que os cursos pelo WhatsApp podem ser um ótimo caminho de aprendizado. Além do mais, são ancorados no conceito de microlearning, que é um método baseado em treinamentos curtos e de formato interativo. Ou seja, na prática, a solução consiste em sintetizar e fragmentar os assuntos em vídeos, podcasts, tutoriais, quizzes, jogos e infográficos, para que possam ser consumidos e assimilados de maneira rápida. Isso aumenta consideravelmente a taxa de participação dos alunos e a retenção de conhecimento que, no fim do dia, é o principal objetivo de qualquer treinamento.
*Cláudio Machado é líder técnico do DOT Digital Group, edtech nacional de educação corporativa digital
Leia mais:
As mudanças do WhatsApp no mundo
WhatsApp: como usar a ferramenta de forma profissional