Notícias
Criador do Orkut defende a adesão a novas redes sociais
- Créditos/Foto:Visualhunt
- 24/Março/2017
- Da Redação, com assessoria
Noite ou dia, a luz que tem movido pessoas do mundo todo nos últimos anos é a que emana da tela dos smartphones. Boa parte dessa luminosidade, inclusive, reflete as cores das principais redes sociais que, de acordo com uma pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, motivaram o acesso de 91% dos usuários da internet no Brasil. Mas apesar dessa sensação de conexão contínua, Orkut Buyukkokten, criador da rede social que levava seu nome, acredita que as pessoas estão cada dia mais infelizes e desconectadas do mundo.
“As pessoas pararam de interagir umas com as outras na vida real”, diz o executivo. E foi com isso em mente que Orkut decidiu criar a rede social Hello para, segundo ele, ser uma nova forma de integrar e aproximar as pessoas por meio de suas paixões e interesses genuinamente comuns. A partir dessa nova empreitada, o especialista percebeu alguns comportamentos interessantes que levaram os usuários a procurar e explorar um ambiente diferenciado nas redes. Confira, abaixo, os cinco motivos pelos quais Orkut acredita que vale a pena criar um novo login e conhecer uma nova rede social:
Menos polêmicas e discussões
Com receio de gerar conflitos por divergência de opinião, muitos usuários deixam de postar o que pensam ou defender seus pontos de vista na internet. Uma rede social que se propõe a resguardar o espaço para as discussões por temas evita este desgaste, pois uma questão política, por exemplo, aparece apenas para os que aderem à comunidade relacionada.
Conhecer novas pessoas
Um dos grandes problemas nas redes sociais mais utilizadas é que, por conta de um padrão de funcionamento do sistema, ainda que que o usuário tenha 500 amigos, verá sempre as atualizações dos mesmos amigos, que são considerados mais próximos por recorrência de atividade. Desta forma, ele acabam não interagindo com novas pessoas e não se permite conhecer mais sobre seus atuais contatos. Vale, então, experimentar uma rede que foi desenhada justamente para que as pessoas possam se conhecer e descobrir afinidades.
Tratar de novos assuntos
Os usuários frequentemente manifestam uma insatisfação e até frustração quando esperam atender suas expectativas por novidades, mas as redes trazem sempre os mesmos temas. Os culpados são, de novo, os algoritmos de navegabilidade, que fazem com que sejam exibidos os temas mais recorrentes. Desta forma, acessar uma rede em que se agrupam pessoas por assuntos dissolve esta repetição e abre espaço para descobertas.
Mais visual e menos textão
Com o uso dos smartphones se torna cansativo ler textos longos e acompanhar discussões na telinha. Para “descansar” os olhos, uma timeline mais leve, que privilegia lindas imagens e que é organizada por fotos traz sentimento de renovação.
Use novas tags
As tags, quando bem utilizadas, nos ajudam a agrupar o conteúdo que nos interessa, porque sinalizam tudo que faz referência a um mesmo tema. Entrar em uma nova rede social e experimentar novas tags abre um universo de possibilidades para conhecer outros assuntos e pessoas, ou mesmo de se aprofundar em algo que já é sua paixão, mas que hoje tem pouco espaço nas redes sociais.