33Giga Tecnologia para pessoas

Dicas

5 vantagens de organizar as finanças com aplicativos

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 10/Setembro/2024
  • Bianca Bellucci, com assessoria

Quase 72,5 milhões de brasileiros estão com dívidas em atraso, de acordo com levantamento da Serasa realizado em maio de 2024. Com 70% da população sem controle financeiro, a falta de planejamento tem levado milhões de pessoas ao endividamento. Diante desse cenário, a educação surge como uma ferramenta essencial para combater o crescente desafio da inadimplência, e os aplicativos de organização têm se destacado como aliados importantes, auxiliando na gestão e na construção de hábitos mais responsáveis.

Para Felipe Castro, fundador e Co-CEO da Friday, assistente financeiro inteligente, o uso de ferramentas digitais é útil especialmente para quem esquece de pagar contas como boletos, faturas de concessionárias ou Pix mensais, momento em que a culpa sobre o esquecimento é aplicada em formato de multas. “Aplicativos como a Friday, que não apenas facilitam o acompanhamento das despesas, mas também realizam transações em nome do usuário, permitem que o pagamento seja realizado em dia, diminuindo o risco de inadimplência”, explica.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Para auxiliar nesse processo, o executivo listou cinco vantagens do controle financeiro com o apoio de um aplicativo no celular. Confira:

1. Automatizar pagamentos e evitar multas

Segundo Castro, os aplicativos são capazes de automatizar a tarefa de gerenciar prazos, buscando contas e enviando lembretes de pagamento diretamente ao usuário. “É algo que a tecnologia facilita de maneira única. Uma simples planilha ou anotações em papel não poderiam oferecer com a mesma eficiência. Imagine ter diversas contas a pagar em datas diferentes ao longo do mês. O aplicativo não apenas reúne essas informações em um só lugar, mas também garante que o indivíduo nunca esqueça um pagamento, evitando multas e juros desnecessários”, pontua.

Além disso, a automatização tira do usuário a tarefa de preencher constantemente novas informações financeiras. “Hoje, é possível pagar as contas do mês em segundos, apenas aprovando as transações enquanto a tecnologia faz o restante”, completa.

2. Visualizar os gastos com um relatório financeiro

Os aplicativos também podem gerar relatórios que ajudam a visualizar pagamentos e identificar gastos excessivos de maneira mais clara por meio de gráficos. “Ao receber um relatório mensal que mostra os principais gastos, o usuário pode facilmente perceber onde está gastando mais do que o planejado e ajustar seu orçamento de forma mais eficiente”, explica o especialista.

3. Utilizar a categorização para o controle financeiro

Para o executivo, a inteligência artificial é uma grande aliada na organização financeira, especialmente por meio da categorização inteligente de despesas. “Em vez de preencher manualmente cada detalhe, a IA aprende com os hábitos e automaticamente sugere categorias para futuras transações, adaptando-se ao comportamento do usuário”, destaca.

Se a pessoa costuma utilizar o cartão de crédito aos finais de semana, por exemplo, o aplicativo consegue identificar esse padrão de comportamento e classificar as despesas automaticamente. “Essa categorização não apenas economiza tempo, mas também permite visualizar melhor como o dinheiro está sendo distribuído, ajudando a identificar prioridades e áreas em que é possível reduzir gastos”, explica Castro.

4. Monitorar gastos e investimentos para alcançar objetivos

De acordo com o Co-CEO da Friday, muitas pessoas têm dificuldade em economizar simplesmente porque não sabem exatamente quanto gastam. “Com um controle das despesas, é possível avaliar se os gastos estão em equilíbrio com os ganhos, permitindo ajustes no orçamento para facilitar a poupança”, ressalta.

A inteligência artificial pode ajudar ainda mais, analisando e sugerindo formas de economizar, como evitar parcelamentos desvantajosos ou rever investimentos que não são benéficos. “Com o avanço acelerado da IA, é possível prever que, em um futuro próximo, a tecnologia será capaz de oferecer recomendações personalizadas. Se o sistema detectar que o usuário está gastando muito em uma determinada categoria, ele pode sugerir alternativas mais econômicas ou estratégias para otimizar os investimentos, por exemplo, ajudando a guardar mais dinheiro”, revela o especialista.

5. Ter um assistente financeiro no bolso

Para o executivo, utilizar um aplicativo para organizar as finanças oferece diversas vantagens: o usuário visualiza todas as suas despesas em uma timeline, é lembrado por WhatsApp no dia de vencimento das contas e recebe formas rápidas de pagamento, podendo evitar possíveis multas por inadimplência. “Tudo ao alcance das mãos, diretamente no smartphone. Diferentemente das tradicionais planilhas ou anotações em papel, o app pode ser acessado de qualquer lugar, proporcionando uma conveniência incomparável na gestão do dinheiro”, conclui.