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Dicas

Conheça três sinais de que você precisa de um novo roteador

  • Créditos/Foto:Sean MacEntee via Visual Hunt / CC BY
  • 24/Maio/2017
  • Da Redação, com assessoria

Seja em casa, no escritório ou mesmo em espaços público, cada vez mais as pessoas – e os aparelhos – exigem roteadores de qualidade e em pleno funcionamento para continuar a se manterem sempre conectadas. Dentro dessa realidade, como saber qual é o momento de trocar o reteador antes que ele te deixe na mão? Rodrigo Paiva, gerente de produtos da D-Link, destaca três sintomas que podem indicar que está na hora de aposentar o aparelho. Confira.

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Filmes na Netflix demoram a carregar
Para você que assiste constantemente a filmes e séries e sofre com problemas de “buffering” (processo de carregamento do vídeo), uma das explicações para tal ocorrência pode estar na incapacidade de processamento de seu roteador. Por melhor e mais rápido que o seu link de internet possa ser, em muitos casos a conexão entre o roteador e a smart TV não oferece qualidade suficiente para que possa usufruir deste serviço de streaming.

Dicas:
– Mude posição física do roteador para tentar melhorar o sinal Wi-Fi com a smart TV;

– Observe se não há outros usuários utilizando a rede no momento em que está assistindo ao filme/série – eles estão dividindo a banda de internet com você. A solução aqui é configurar o roteador para priorizar os pacotes para atender ao dispositivo de sua preferência;

– Verifique se o roteador é daqueles que possuem antenas internas ou apenas uma antena externa. Normalmente estes requerem substituição por utilizarem tecnologias que podem não se adequar à sua necessidade.

Quedas de conexão Wi-Fi
O seu roteador pode apresentar problemas de conectividade Wi-Fi quando a rede está muito utilizada (transmissão simultânea, download, transferência de arquivos grandes, jogos online etc), o que pode fazer com que os roteadores falhem temporariamente. Ou seja: o equipamento funciona bem, mas não é a combinação certa para as necessidades de rede. Se seu roteador não dá conta, não limite o uso de internet – escolha um que possa acomodar todos os seus dispositivos e as demandas do networking.

O que fazer:
– Observe se este problema ocorre com todos os computadores em sua rede ou apenas com um dispositivo. Caso seja um fato isolado, convém analisar possíveis atualizações de drivers da placa de rede ou mesmo adquirir adaptadores mais rápidos para que a conexão melhore;

– Abra a tela de configuração online do roteador e verifique a versão de software (firmware) do produto. Uma atualização com suporte do fabricante pode ser útil – da mesma forma que você atualiza seu sistema operacional, muitas vezes o roteador também precisa ter seu software atualizado;

– Tente conectar o roteador em outra tomada, pois falhas na alimentação elétrica podem ocasionar oscilações. Caso isso seja possível, experimente posicionar o roteador fisicamente em um móvel mais alto com o objetivo de diminuir barreiras e obstáculos no ambiente

Jogos Online apresentam LAG
A maioria dos problemas de LAG (latência durante jogos online) ocorre por problemas de instabilidade na conexão entre o computador (ou videogame) e o servidor de jogos. No caminho da conexão entre estas duas pontas está o roteador, além do link de internet contratado pelo usuário.

Normalmente os usuários colocam a responsabilidade do LAG no link de internet, e acabam contratando velocidades maiores com o provedor na esperança de que o problema seja resolvido. Porém, acabam se esquecendo do principal causador dos problemas de atrasos na rede: o roteador, que não é substituído.

Para todos os problemas citados acima, a recomendação fundamental é a substituição do roteador atual por um produto wireless com a última geração da tecnologia 11AC. Atualmente, ela oferece a melhor tecnologia de conexão Wi-Fi disponível no mercado.