Dicas
Conheça patentes bizarras registradas pelo Google
- Créditos/Foto:dullhunk via Visual Hunt / CC BY-NC-SA
- 27/Setembro/2016
- Bianca Bellucci
O Google registrou 1.530 patentes apenas na primeira metade de 2016, segundo os dados do United States Patent and Trademark Office, escritório responsável pelos registros no território norte-americano. Em meio a esse mar, é possível encontrar ideias interessantes e outras nem tanto assim. Por exemplo, a empresa possui uma patente para teclados virtuais na palma da mão e outra para câmeras nas pontas de varas (algo à lá pau-de-selfie). A seguir, você confere outras bizarrices registradas pelo Google. Confira!
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas
Carro adesivo
O Google tem o plano de fazer carros autônomos munidos com uma inteligência artificial que cometa menos erros que os humanos. E, para tornar o tráfego ainda mais seguro, a empresa desenvolveu uma patente chamada de “carro adesivo”. Na prática, o veículo tem uma camada adesiva no capô que impede que o pedestre seja arremessado. Assim, a pessoa fica grudada até que o motorista consiga reagir e parar o automóvel de maneira efetiva, sem machucar ninguém.
Coração com as mãos
O famoso coração feito com as mãos foi alvo do Google em 2011. A empresa queria registrar o gesto para capturar imagens com o Google Glass – wearable descontinuado pela companhia em janeiro de 2015. Na prática, ao fazer o movimento em frente à câmera dos óculos para enquadrar determinada cena, o dispositivo capturaria o momento e poderia automaticamente compartilhá-lo nas redes sociais.
Tatuagem com detector de mentiras
Enquanto o MIT possui a DuoSkin, uma tatuagem temporária que interage com smartphones, o Google tem uma patente de tatuagem digital que vem com microfone e transmissor wireless. Na prática, o acessório é grudado à garganta do usuário e, por meio do reconhecimento voz, consegue “conversar” com celulares e outros dispositivos. O mais interessante é que os responsáveis garantem que o aparelho teria um sensor apto a detectar mentiras.
Ursinhos biônicos
Um urso de pelúcia com alto-falantes, câmeras e microfones que permitem que o brinquedo ouça e observe o que está à sua frente. Pode até parecer uma ideia saída do filme “O Lobo de Wall Street”, mas é exatamente uma das patentes do Google. É possível que o objetivo do acessório seja garantir que os pais saibam o que os filhos estão fazendo quando estiverem distantes, mas a empresa não revelou oficialmente a intenção por trás de suas pelúcias biônicas.
Atualização de redes sociais com quadrinhos
O Google quer facilitar a vida de quem gosta de atualizar suas redes sociais com tirinhas. Isso porque a empresa possui uma patente de um aplicativo que sugere imagens de quadrinhos que ilustrem o que a pessoa quer compartilhar com seus amigos e familiares. O processo de registro começou em 2010 e cairia muito bem para aqueles que curtem também expressar seus sentimentos com memes.