33Giga Tecnologia para pessoas

Compras

Vale a pena comprar celular seminovo? 5 vantagens para investir

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 06/Agosto/2024
  • Bianca Bellucci, com assessoria

Os smartphones seminovos ou recondicionados estão ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores que desejam comprar um dispositivo moderno e com bom custo-benefício, sem se prender aos altos preços dos lançamentos.

Hoje, inclusive, em vez de simplesmente adquirir um celular usado, sem reparo e nem conhecimento da sua procedência, existem marcas como a Trocafone, especializada na compra e venda de smartphones seminovos no Brasil, que realizam o processo de recondicionamento ao submeter o dispositivo a um processo de inspeção, reparo e certificação antes de entrar em venda.

Mas comprar celular seminovo é um risco ou uma escolha inteligente? Confira cinco fatores para avaliar.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

5 vantagens de comprar celular seminovo

1. Economia financeira

O principal atrativo na compra de um celular seminovo é o preço reduzido em comparação com aparelho novo, o tornando mais acessível e, inclusive, uma alternativa para a promoção da inclusão digital. Segundo Flávio Peres, CEO da Trocafone, os smartphones seminovos podem custar até 60% menos que um produto de fábrica.

Em vez de adquirir um celular intermediário da Apple e da Samsung, por exemplo, é possível encontrar preços equivalentes em opções de segunda vida entre modelos top de linha de anos anteriores, como o iPhone 14 Pro Max e o Samsung Galaxy S23+.

2. Condições do aparelho

Celulares recondicionados são submetidos a testes rigorosos, limpeza e manutenção antes de serem revendidos. Isso envolve testes de funcionalidades da câmera, dos botões e sensores, além da conectividade, substituição de componentes defeituosos, limpeza interna e externa e, por fim, a atualização de software para que o celular seja entregue com a versão mais recente do sistema operacional compatível.

Visualmente, quanto mais arranhões e rachaduras aparentes, menor o preço, mas também é possível optar por uma opção que pareça “praticamente” nova esteticamente. Nesse ponto, é importante avaliar qual é a condição que vai atender melhor às suas necessidades. A Trocafone, por exemplo, classifica desde o dispositivo com degradação maior, porém funcional, como o “Outlet”, até o com sinais leves e imperceptíveis entre “Excelente” e “Novo Reembalado”.

3. Garantia

Marcas especializadas em smartphones seminovos oferecem uma segurança a mais ao consumidor por meio da garantia de pelo menos 90 dias caso ocorra algum contratempo, bem como o envio da nota fiscal. Isso é respaldado pelo Código de Defesa do Consumidor, que preserva os direitos para quem compra o produto usado, mesmo já fora da garantia original pelo fabricante. Compras realizadas em até sete dias também entram no direito ao arrependimento de compra.

4. Credibilidade da loja

Priorize lojas que possuam boa reputação e credibilidade bem consolidada no segmento de smartphones seminovos.

Lojas especializadas, a exemplo da Trocafone, já são conhecidas por possuírem operações totalmente direcionadas ao recondicionamento dos aparelhos, além de seguir protocolos de segurança como a homologação pela Anatel, entrega de produto original com nota fiscal, 90 dias de garantia e análise da procedência pelo IMEI.

Grandes marketplaces como o Mercado Livre também realizam a compra e revenda de modelos por meio de parceria com empresas especializadas.

5. Sustentabilidade

A preocupação dos brasileiros por consumo sustentável aumentou de 74% em 2022 para 81% em 2023, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Adquirir um smartphone seminovo, então, também contribui para a redução de resíduos eletrônicos, prolongando a vida útil dos dispositivos e reduzindo a necessidade de produção de novos.

Para o CEO da Trocafone, já é possível perceber uma mudança nos hábitos de consumo de eletrônicos. “Inicialmente, os clientes eram atraídos pela novidade e pelo encanto de possuir um smartphone novo pela primeira vez. Hoje, observamos um consumidor mais consciente, que vê nos seminovos uma escolha inteligente, apreciando não apenas a economia e a funcionalidade, mas também a sustentabilidade”, complementa Flávio.

Conclusão

Sim, vale a pena comprar celular seminovo. Além de ser uma resposta ao consumo desenfreado de aparelhos eletrônicos, ganhando destaque na busca por um consumo sustentável, é possível ter acesso a modelos modernos e de alta funcionalidade por preços menores.

Mas, para garantir uma compra vantajosa, é preciso verificar a procedência da empresa e analisar qual é a melhor condição de uso para o seu caso. Você pode, por exemplo, escolher por um modelo premium, de geração recente, que possui mais avarias estéticas, porém funciona perfeitamente e é mais barato do que um novo. Ou, pode comprar um aparelho de geração mais velha, mas com condição praticamente nova. Isso vai fazer a diferença no custo-benefício.

Por fim, não deixe de considerar todas as medidas de segurança para garantir uma compra inteligente:

  • Consulte o IMEI (International Mobile Equipment Identity) do aparelho. Essa verificação permite analisar todo o histórico de vida do dispositivo;
  • Certifique-se de que o aparelho seminovo passou por revisões de peças e funcionalidades. Além disso, é fundamental que o smartphone esteja formatado e desbloqueado;
  • Compre apenas com a apresentação de nota fiscal;
  • Priorize produtos com garantia de, no mínimo, 90 dias em caso de falhas técnicas.