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Como se tornar um bom líder?

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 13/Março/2024
  • Da Redação, com assessoria

*Por Pedro Signorelli // Ser o líder dentro de uma empresa não é uma tarefa fácil. Conseguir ser um bom líder, por sua vez, é mais difícil ainda. Isso acontece porque o sucesso no exercício da liderança é alcançado na medida em que as pessoas do time são bem-sucedidas na execução de suas tarefas. Ou seja, é importante estar apto para auxiliá-las caso precisem de você.

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Estar na posição de liderança exige uma preparação. Não pense que é só chegar e assumir o cargo, colocando uma plaquinha na sala, na porta ou na mesa. Liderança não tem a ver com posição, mas com relação. Primeiro de tudo, é fundamental conhecer a empresa, os pontos fortes e fracos, e entender qual é o momento atual, para distinguir o que é preciso fazer para melhorar.

Você deve saber de todos os processos que ocorrem dentro da organização em que trabalha. No entanto, é inviável acompanhar tudo de perto. Mas estar por dentro do que acontece ajuda a ter clareza para tomar as decisões para cada situação. Para isso, você vai contar com os colaboradores.

Além de compreender o funcionamento da empresa, você precisa conhecer o time. Quem são as pessoas que trabalham ali? Quais seus pontos fortes e habilidades? Quais funções executam? Elas possuem as ferramentas necessárias para exercerem as atividades solicitadas? Um bom líder faz uma gestão mais próxima para obter essas respostas.

É essencial haver uma troca entre liderança e colaboradores, justamente porque existe a necessidade de delegar tarefas, o que requer a construção de uma relação de confiança. Um comportamento receptivo vai permitir que a equipe se sinta mais confortável e segura para trazer ideias e dar opiniões.

Além disso, é importante que o líder forneça feedbacks regulares, com críticas construtivas, com o objetivo de incentivar e motivar os integrantes da equipe a se empenharem mais. A partir do momento em que todos ouvem e que também são ouvidos, trabalharão melhor, apresentando um maior engajamento – o que, consequentemente, gera melhores resultados.

Essas atitudes são o que separam um líder bom de um ruim: ser capaz de alcançar grandes resultados sem deixar de priorizar o bem-estar dos colaboradores. O trabalho em equipe é a peça fundamental para o sucesso da empresa, já que a colaboração possibilita traçar metas e estratégias, para assim alcançar os objetivos desejados.

Estabeleça a direção clara para o time, defina os resultados a serem alcançados e não diga o que tem que fazer, mas forneça os meios para que possam fazer, deixando também com que tenham uma liberdade maior para trabalharem. Acompanhe com frequência todo o progresso das atividades e aprenda em cima dos erros que serão cometidos.

*Pedro Signorelli é especialista em gestão, com ênfase em OKRs (Objectives and Key Results)

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