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Como iniciar um negócio online pode transformar sua vida e suas finanças?

A vida financeira é frágil, principalmente se você depende de um trabalho CLT e de estruturas físicas. Durante a pandemia de covid-19, pudemos presenciar uma situação de calamidade na qual muitas lojas se viram obrigadas a fechar. Segundo um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, apenas em 2020, mais de 75 mil lojas tiveram que fechar as portas para evitar mais prejuízos.

Nessa dura realidade, foi necessário se reinventar. Assim, muitos empresários migraram para o ramo do e-commerce. Hoje, boa parte dos negócios acontece online. Inclusive, é no ambiente virtual que está o dinheiro e o melhor marketing. Empresas diversas fazem seus negócios online, como grandes lojas, mercados, restaurantes e até mesmo cassinos, como é o caso do 777bet.

Em 2023, segundo pesquisa do NielsenIQEbit, apenas no primeiro semestre, houve um aumento de 6% no número de consumidores de produtos online, chegando a mais de 50 milhões de clientes virtuais. Esses são números promissores, que mostram como esse pode ser um bom investimento.

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Por que abrir um negócio online?

Existem diversas razões pelas quais você pode querer abrir um negócio online. Entender as vantagens de fazer isso é a melhor forma de compreender a grande razão. Em primeiro lugar, podemos mencionar a falta da necessidade de um local físico.

Para muitos, um impeditivo para abrir uma empresa é a necessidade de um lugar físico, uma estrutura bem estabelecida e uma localidade eficiente. Espaços para lojas, escritórios, estúdios, clínicas, entre outros, acaba sendo muito caro e, mesmo para um investimento inicial, muitos não têm esse valor.

Outra vantagem é a independência. Ao abrir um negócio online você se torna, inevitavelmente, seu próprio chefe. Claro que isso é uma “faca de dois gumes”, você pode se dar mais liberdade, mas também deve se cobrar mais. É preciso encontrar um meio-termo para que o negócio continue nos trilhos e você possa lucrar com ele.

Apesar das inseguranças associadas a isso, ser seu próprio chefe pode ser libertador, você pode administrar seu próprio horário, aproveitar mais liberdade financeira e administrar o negócio da forma que achar melhor. Também pode escolher com quem vai trabalhar, uma vez que você quem vai recrutar os funcionários e definir os critérios para isso.

Por fim, existe outra vantagem que deve ser levada em consideração na hora de abrir o seu e-commerce, que é o alcance. Durante a administração do seu negócio é possível perceber que um bom alcance, baseado em localidade e estratégias de marketing, é uma das principais dicas para aumentar as suas vendas em um negócio online. No Brasil, segundo a pesquisa Digital 2022 Brazil, mais de 77% da população tem acesso à internet em computadores. O número de acessos mobile, por sua vez, chega a 224 milhões de conexões. Isso significa que você tem maior alcance com um e-commerce em comparação a uma loja física.

Como abrir um e-commerce para melhorar de vida

Abrir um e-commerce envolve diversas etapas, cada uma delas tem a sua própria importância e nenhuma deve ser ignorada. A principal é, sem dúvidas, escolher qual será o seu negócio, apesar de parecer fácil isso pode exigir bastante reflexão. Você não deve escolher apenas que produto vai comercializar, mas o por que, qual o público alvo, quais os objetivos da loja, metas, intenções. Tudo isso deve ser levado em consideração e pensado. É preciso que você conheça bem a sua empresa. Então, construa um alicerce bem sólido antes de dar os próximos passos.

É necessário também que você saiba se você vai trabalhar com pronta entrega ou sob demanda. Essa é outra decisão fundamental. Cada uma das opções tem a sua vantagem. Para pronta entrega, você gera maior engajamento no comprador porque ele poderá comprar mesmo que tenha pressa, já que o produto logo estará na casa dele, mas esse é um método que gera mais custos e pode acabar resultando em alguns prejuízos. Por outro lado, vender sob demanda gera sensação de exclusividade no cliente, que vai saber que o produto está sendo encomendado e preparado com exclusividade para ele, além disso, trabalhar sob demanda gera muito menos custos, apesar de atrasar envios.

Outras etapas envolvem a sua imagem online. Você deve definir detalhes sobre o seu site, que imagem quer passar online, inclusive em anúncios e banners. Criar redes sociais também é um bom primeiro passo para iniciar a divulgação do seu novo negócio. Para essa etapa, o ideal é contar com uma equipe de marketing competente.

Por fim, você deve ser firme no seu negócio, mantenha ele sempre ativo e forme uma equipe competente para mantê-lo com você. Será preciso enfrentar alguns altos e baixos antes de, efetivamente, se estabelecer no mercado, mas com as estratégias certas isso se torna mais simples.

Os desafios que se pode enfrentar em uma empresa digital

Existem diversos desafios que podem ser enfrentados ao se criar um e-commerce. Um exemplo de problema é a logística, que envolve diversos pormenores que precisam ser tratados e avaliados, a exemplo, há a devolução dos produtos feita por alguns compradores. Isso pode não ser tão problemático em pequena quantidade ou num negócio de pronta-entrega. Porém, caso seja uma empresa de produtos personalizados, sob demanda e em grandes quantidades, pode ser um grande problema.

Outro problema de grande destaque é a cobrança de taxas em cima de um produto que sequer foi vendido. Isso acontece porque o e-commerce ainda não está sendo representado em leis e normas ao ponto de a vida do vendedor em negócios digitais conseguir algum benefício que seria mais facilmente adquirido em um negócio físico.

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