Aleatório.tech
Descubra como a inteligência artificial vai mudar a forma como você consome notícias
- Créditos/Foto:Visual Hunt
- 13/Setembro/2017
- Bianca Bellucci
O Spotify possui uma inteligência artificial que se baseia no gosto musical do usuário para recomendar faixas que ele vai gostar – provavelmente. YouTube e Netlix também utilizam o recurso para indicar conteúdo. Agora, a IA atingiu outro patamar: as notícias. A tecnologia está sendo usada por portais para sugerir reportagens, vídeos e multimídia em geral que tenham a cara de seus visitantes.
Leia mais
Conheça 7 aplicativos que vão te ajudar a ler notícias no celular
Facebook: Feed de Notícias secreto reúne posts de desconhecidos que são a sua cara
China está usando inteligência artificial para descobrir quem será o próximo a cometer crimes
Quem está à frente nesta empreitada é o chinês Toutiao. Embora não seja tão conhecido no ocidente, o portal possui 700 milhões de usuários, sendo 68 milhões ativos diariamente. Ele funciona da seguinte forma: no primeiro acesso, o usuário verá uma variedade de conteúdo, que vai de reportagens sobre política até vídeos de animais fofos. Conforme a pessoa interage com o site, a IA aprende seus gostos e passa a exibir no topo o que pode te atrair.
Além das sugestões, o portal conta com um repórter virtual chamado de Xiaoming. A inteligência artificial analisa notícias sobre o campeonato de futebol europeu e é capaz de gerar pequenas notas sobre o torneio.
Produto da companhia Bytedance, o Toutiao já foi adaptado para outros idiomas, embora não com o mesmo nome. A versão em inglês chama-se TopBuzz e a indiana, Dailyhunt. A expectativa é que a empresa expanda seu território e se internacionalize conforme a tecnologia ganhe mais prestígio – sim, ainda rola preconceito com o “Made in China”.
Enquanto o Toutiao não chega ao Brasil, um aplicativo nacional usa inteligência artificial para agregar notícias de portais, como G1 e Terra. Ele é o SpumeNews. Na prática, os assuntos são revelados por meio de balões, com palavras-chave em seu interior. Quanto maior for o círculo, mais relevante o conteúdo é para o leitor. Com a ajuda de um algoritmo que mistura matemática e IA, o software promete reduzir um quinto do tempo que uma pessoa gasta procurando por reportagens na web.
O SpumeNews está disponível para Android e iOS. O app também conta com um irmão na versão web. Chamado de Dot2News, é um portal com notícias do Brasil e do mundo selecionadas por um robô. O androide usa o Twitter como base e é capaz de selecionar e organizar os posts de 140 caracteres mais relevantes do momento.
Por mais que a inteligência artificial esteja dando seus primeiros passos no campo do jornalismo, os poucos (e bons) exemplos mostram que a forma como os leitores consomem notícias está para mudar. E muito em breve também pode atingir você.
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas