33Giga Tecnologia para pessoas

Dicas

Como funciona o algoritmo do Facebook?

Para que você possa compreender melhor do que o algoritmo do Facebook é capaz, é preciso voltar no tempo e se lembrar do momento em que você criou a sua conta. Naquele dia, você clicou em “li e aceito os termos de uso” e, com isso, deu poderes para que a rede social manuseasse os seus dados como bem entendesse. Porém, qual a é a real importância disso no seu dia a dia?

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Muito além da privacidade

Cada ação que você faz no Facebook conta para montar o seu perfil na rede social. E isso não engloba apenas as pessoas das quais você é amigo, mas também as páginas que curte, os lugares que visita e do tempo que passa interagindo em grupos ou assistindo a vídeos. Todas essas informações ajudam a montar um complexo panorama sobre quem você é.

Quando a rede social toma conhecimento dessas informações ela não o faz com o objetivo de espioná-lo. Fique tranquilo quanto a isso. Não há uma pessoa física por trás dessa central de informações interessada em saber o que você pensa do seu vizinho.

Aqui, a ideia é oferecer anúncios que sejam mais interessantes. Assim, você terá maior propensão a clicar neles e fazer compras nas lojas que pagam para anunciar no Facebook. Antes de tudo, trata-se de um negócio, e não de uma ferramenta de espionagem – por mais que existam motivos para pensar assim.

O algoritmo do Facebook

Como funciona exatamente o algoritmo do Facebook é um segredo guardado a sete chaves. Porém, a ideia por trás de todas essas ferramentas de coleta de dados é sempre a de aperfeiçoar a composição de um perfil que, posteriormente, é “vendido” para empresas terceirizadas, que queiram entregar anúncios mais segmentados.

Assim, vamos a um exemplo: suponha que você torça para o Corinthians, acompanhe futebol no dia a dia, goste de lasanha, viaje duas vezes por ano e adore assistir a vídeos de cachorros. Todas essas ações fazem parte do seu perfil, de quem você é para a rede social.

Se um anunciante deseja vender um produto e defina o perfil do comprador como “pessoas que gostam de cachorros e viajem pelo menos duas vezes por ano” é provável, portanto, que você seja incluído na lista de pessoas que vão conseguir visualizar o anúncio em questão.

Isso porque existem mais chances de que você clique nele do que uma pessoa que não costuma viajar muito ou não se importe com vídeos de cachorros. Quanto mais preciso o Facebook for na hora de definir um perfil, mais caro ele pode vender essa informação. É aí que a rede social ganha dinheiro.

O Facebook pode fazer isso?

Sim, o Facebook pode fazer isso com os seus dados. E mais: você autorizou. Esse é um aspecto complicado da rede social, pois não há outro jeito de utilizá-la se não for aceitando os termos de uso. São aqueles textos enormes apresentados logo no momento que a sua página é criada.

Você é obrigado a marcar “sim” no campo que indica que você “leu e concorda” com o texto, mas sabemos que na prática ninguém lê o conteúdo. Assim, é importante que você tenha em mente que todas as ações que você faz dentro do Facebook, sejam elas conscientes ou não, contam para montar um perfil de usuário aos olhos de Mark Zuckerberg.

É preciso se proteger?

Quando o assunto é proteção de dados, é preciso ter uma abordagem diferente daquela que se tem quando se fala, por exemplo, em um seguro para celular. Nessas situações, em caso de roubo do seu aparelho, você recebe de volta o valor que pagou por ele.

No caso dos dados, eles não são “roubados”, uma vez que você concordou com a coleta das informações. O que ocorre é uma exposição maior da sua privacidade, ainda que os dados que os anunciantes recebam não identifiquem você especificamente. Não se trata de saber “quem é”, mas sim “quantos são” de um determinado jeito.

Se você pretende usar as redes sociais, infelizmente, não há muito o que fazer. Essas são as regras do jogo. Você só pode escolher se quer jogar ou não.

Leia mais
Termos de uso: você conhece e sabe para que eles servem?
Fez o teste de gênero oposto no Facebook? Saiba porque você não precisa se preocupar
O que é Vero? Conheça a rede social que proíbe publicidade no feed

Decepcionado com o Facebook? Conheça redes sociais temáticas que vão muito além da plataforma de Mark Zuckerberg:

Banco de Séries – útil para quem acompanha várias séries ao mesmo tempo, a rede social funciona como um organizador de episódios para o usuário saber exatamente onde parou em cada série. O site tem boa parte dos seriados de grandes emissoras e serviços de streaming do mundo e permite que a pessoa adicione títulos à sua grade, marque vistos, crie listas de desejo, dê estrelas por episódio e muito mais. Site: bancodeseries.com.br. | crédito: reprodução
FaceGlória – o Facebook para evangélicos quer criar um canal de comunicação entre pessoas que buscam se relacionar apenas com quem segue a mesma fé, ideias e atividades. A grande sacada da rede social é que o botão Curtir é representado por um Amém. Site: facegloria.com.br | crédito: reprodução
eOrkut – versão não oficial da antiga rede social do Google, a plataforma tem o layout idêntico, com direito a páginas de álbuns, recados, depoimentos, mensagens e até a sorte de hoje. As comunidades também estão presentes, assim como os tópicos de interação, os códigos HTML e os emojis personalizados. Site: e-orkut.com | crédito: reprodução
Moovz – focada no público LGBT, esta rede social quer criar um espaço para essas pessoas conversares e compartilharem ideias. A plataforma está disponível para dispositivos Android e iOS, é toda em português e visa a troca de experiências e o encontro de amigos. Site: moovz.com | crédito: reprodução
Fashionmix – rede social e marketplace, o site é totalmente focado em negócios e trabalhos do mundo da moda. Ao navegar pelo site, o usuário vai encontrar lojas, fabricantes, estudantes, profissionais e todo tipo de amante da moda divididos em categorias como estilo, beleza, tecnologia. Site: fashionmix.net | crédito: reprodução
Last.fm – baseado em um sistema de recomendações de músicas chamado Audioscroobler, esta plataforma funciona como uma rede social musical e uma rádio via internet. Na prática, o software recebe informações sobre músicas tocadas no computador e smartphone do dono da conta e permite que o usuário compartilhe suas preferências musicais e conheça novas canções por indicação dos amigos. Site: last.fm | crédito: reprodução
Foursquare – com versão web e para dispositivos Android, iOS, Windows Phone e Blackberry, a rede social permite que os usuários compartilhem seus locais preferidos. A plataforma também usa tecnologia inteligente para ajudar as pessoas a descobrirem novos lugares, com base em recomendações de amigos e contatos de confiança. Site: pt.foursquare.com/ | crédito: reprodução
DeviantArt – comunidade com mais de 15 anos de história, tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre artistas do mundo todo. Lá, é possível encontrar e publicar de arte clássica a contemporânea, de fotografias a desenhos feitos a mão. Uma verdadeira galeria de arte digital. Site: deviantart.com | crédito: reprodução
Skoob – para quem não mão de um livro de cabeceira, esta rede social permite que o usuário monte uma estante virtual com todos os livros que já leu e pretende ler. Lá, também é possível compartilhar resenhas, comentários e opiniões sobre a leitura e manter um diário virtual, além de adicionar amigos a sua rede e fazer novas amizades com interesses em comum. Site: skoob.com.br | crédito: reprodução Banco de Séries – útil para quem acompanha várias séries ao mesmo tempo, a rede social funciona como um organizador de episódios para o usuário saber exatamente onde parou em cada série. O site tem boa parte dos seriados de grandes emissoras e serviços de streaming do mundo e permite que a pessoa adicione títulos à sua grade, marque vistos, crie listas de desejo, dê estrelas por episódio e muito mais. Site: bancodeseries.com.br. | crédito: reprodução
iMeds – como o nome sugere, a plataforma é especializada em soluções para a área de saúde. O foco é a troca de conhecimentos em medicina entre médicos formados (com CRM regularizado), estudantes e professores. A rede social permite o intercâmbio de experiências clínicas por meio de conversas e artigos científicos. Site: imeds.com.br | crédito: reprodução