Apps & Software
Cirurgias de joelho e quadril: app visa facilitar preparação e pós-operatório
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 09/Abril/2024
- Da Redação, com assessoria
Os processos que envolvem as cirurgias de joelho e quadril, que visam substituir as articulações por próteses ortopédicas, contam com diferentes etapas de preparação e pós-operatório. A realização de diversos exames e análises pré-operatórias, bem como a recuperação desses pacientes, requer um acompanhamento próximo das equipes médicas para que tudo seja mais tranquilo e para que essas pessoas tenham o apoio necessário. Foi pensando nisso que a Zimmer Biomet, líder global de saúde musculoesquelética, lançou recentemente no Brasil o aplicativo mymobility.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
A tecnologia desenvolvida pela multinacional, que trouxe também ao País o primeiro robô para as cirurgias ortopédicas de joelho – ROSA Knee System –, tem a proposta de oferecer uma experiência conectada, com suporte e orientação durante toda a jornada, com conteúdos em português e, atualmente, já é utilizada por dezenas de médicos e pacientes que passam por esses procedimentos.
De acordo com Claudio Mello, especialista de joelho e quadril da Zimmer Biomet, o mymobility permite que o paciente troque mensagens com seu cirurgião e receba, por meio de avisos e vídeos explicativos, uma série de exercícios a serem realizados antes e após a cirurgia, o que é muito benéfico para sua evolução, pois ajuda a recuperar a amplitude de movimento e alivia as dores. Com o apoio do aplicativo, simultaneamente, os cirurgiões podem controlar a evolução do paciente, saber se está se exercitando, sentindo menos dor, acompanhar a frequência cardíaca e uma série de outros dados.
“O cirurgião fica mais próximo do paciente em um momento que este apoio faz toda a diferença. Para estabelecer uma conexão contínua entre ambos, o aplicativo capta dados quantitativos e qualitativos do usuário, incluindo a quantidade de passos dados ao longo do dia, frequência cardíaca, velocidade de marcha, detecção de quedas e assimetria. Continuamente, o app reúne essas informações em relatórios de progresso, que são avaliados pela equipe cirúrgica, a fim de determinar a necessidade de orientações além das que já foram compartilhadas. Os dados podem ser analisados pelos cirurgiões, inclusive no pós-operatório, permitindo comparar a evolução do paciente em termos de mobilidade e progresso”, explica o executivo.
O app mymobility está disponível nos sistemas iOS e Android para todos os cirurgiões ortopedistas que operam joelho e quadril. Em breve, o aplicativo também estará disponível para pacientes de artroplastia de ombro e na medicina esportiva.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e compre o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies por apenas R$ 10