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Orkut, MySpace e outras redes sociais que fizeram sucesso e desapareceram
- Créditos/Foto:.DesertMonsterBell via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
- 05/Janeiro/2021
- Bianca Bellucci
O Facebook conta com mais de 2,6 bilhões de usuários ativos. Já o Instagram ostenta 1 bilhão de cadastrados. Enquanto o Twitter soma 230 milhões de contas. Mas estas redes sociais não seriam nada sem seus precursores. Elas até podem ser as maiorais hoje, mas Orkut, MySpace e outras abriram espaço para que o modelo de comunicação se tornasse sucesso no Brasil e no mundo. A seguir, confira cinco plataformas que você provavelmente já usou, mas que acabaram perdendo a popularidade.
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Orkut
O Orkut foi uma das primeiras redes sociais a fazer grande sucesso no Brasil, lá no começo dos anos 2000. Além de reunir seus amigos com a possibilidade de trocar scraps e depoimentos, a plataforma tinha as famosas comunidades. Em seus fóruns dava para discutir os mais diferentes assuntos. E tinha também aquelas engraçadonas (veja aqui um compilado). A rede perdeu força no País após a chegada do Facebook. Ela foi descontinuada em 2014.
MySpace
Com as características básicas de uma rede social, o MySpace se diferenciava por ser uma espécie de reduto dos amantes de músicas. Artistas independentes encontravam ali um local para divulgar suas canções e até alcançar a fama. Embora tenha feito mais sucesso nos Estados Unidos do que no Brasil, a plataforma revelou alguns nomes da música nacional. Dentre eles, Mallu Magalhães. Curiosamente, a rede continua online. Mas sem a mesma força do passado, já que Spotify e Deezer roubaram seu público.
Limão
A rede social Limão foi uma tentativa do jornal O Estado de S. Paulo brigar com o Orkut. À época, para aguçar a curiosidade do público jovem e emplacar a plataforma, várias propagandas enigmáticas foram veiculadas. A questão é que ninguém sabia ao certo como usar a rede e para que servia. Sendo assim, ela não vingou. Mais tarde, o Estadão tentou frear o crescimento do Twitter no Brasil com a ferramenta Microblog. Acabou sendo outro fracasso para a marca.
Formspring
Essa rede social tinha uma proposta diferente. Em vez de ser um local para reunir amigos, ela servia como uma plataforma de perguntas e respostas. Na prática, alguém entrava e mandava uma questão para o usuário. Cabia a ele escolher se iria respondê-la e divulgá-la em sua página ou não. A grande sacada é que tudo podia ser feito de forma anônima. O Formspring chegou a ter 30 milhões de perfis cadastrados, mas encerrou as atividades em 2013.
Google+
A rede social Google+ (ou Google Plus) talvez seja um dos maiores fracassos da norte-americana – junto ao Google Glass, claro. Por mais que a empresa tenha tentado criar novas funcionalidades ao longo do tempo e deixar a plataforma mais simples, ela não conseguiu emplacar entre os usuários. Sua morte foi decretada uma série de vezes desde seu lançamento em 2011. Mas as atividades foram encerradas de fato apenas em 2019.
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