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Cheiro digital: conheça a mente por trás dessa tecnologia

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 23/Abril/2024
  • Da Redação, com assessoria

Embora pesquisas indiquem a eficácia das mulheres à frente de negócios, a participação feminina em cargos de liderança, especialmente em empresas de capital aberto, ainda avança lentamente. Segundo o Índice de Igualdade de Gênero 2023 da Bloomberg, apenas 8% dos CEOs são mulheres, evidenciando um crescimento de 1% em relação à edição anterior.

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No campo tecnológico não é diferente. O cenário atual da tecnologia é predominantemente masculino, mas há uma nota positiva nos dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED): nos últimos cinco anos, a participação feminina no setor de tecnologia aumentou 60%. Apesar do crescimento, contudo, as mulheres representam apenas 12,3% dos cargos no mercado tecnológico, enquanto os homens compõem 83,3%.

O que nem todos sabem é que algumas das invenções mais importantes da história da humanidade tinham mulheres por trás. Entre inúmeros exemplos inspiradores, está o de Claudia Galvão, CEO da Noar Brasil, uma startup do universo da tecnologia e inovação, criadora e pioneira do tecnologia do cheiro digital.

Claudia é renomada por sua contribuição na produção de microcápsulas de fragrâncias para catálogos impressos de cosméticos no Brasil. Sabe aquelas revistas que você raspa o pulso e sai cheiro? Foi ela quem desenvolveu. Em 2016, visualizando as mudanças do mercado e a queda de produção de materiais impressos, ela revolucionou o mercado mais uma vez ao lançar a tecnologia do cheiro digital, patenteada mundialmente até 2038.

A tecnologia desenvolvida por ela está atualmente em 28 países e revolucionou as possibilidades de aplicação de testes olfativos. Com o tablet que sai cheiro – invenção única da Noar Brasil –, é possível testar e cruzar informações para fomentar pesquisas e desenvolver o primeiro banco de dados sobre o olfato do mundo, atualizado em tempo real.

Além dessa grande contribuição na área da saúde, Claudia colocou o metaverso no 4D. Nenhuma outra empresa como Apple, META e Samsung tem essa tecnologia. O dispositivo criado – único no mundo – permite vivenciar a realidade virtual com cheiro. Na COP 28, em Dubai, em parceira com um projeto do Programa de Meio Ambiente da ONU, ela lançou o dispositivo que sai cheiro com o filme Amazônia Viva 4D, um projeto da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais e direção do Estêvão Ciavatta. Durante 10 minutos, por meio da tecnologia do cheiro digital, é possível sentir os aromas da floresta amazônica e vivenciar algo ainda mais singular. Nessa obra, todos os cheiros foram escolhidos pela indígena e protagonista do filme Raquel Tupinambá.

Benefícios da tecnologia do cheiro digital na saúde olfativa

  • Modernidade e Avanço: A tecnologia do cheiro digital é a mais avançada do mercado para testes de olfato;
  • Rapidez e Praticidade: Resultados em menos de 5 minutos através de 20 perguntas simples;
  • Estímulos Padronizados: Estímulos olfativos padronizados, com tempo de exposição controlada;
  • Resultados Instantâneos: O tablet mostra os acertos e emite um prontuário no final;
  • Custo Acessível: Tecnologia e qualidade ao alcance de todos.

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