Dicas
CheckShortURL: mais proteção contra links dúvidosos
- Créditos/Foto:Photo credit: Tim Franklin Photography via VisualHunt / CC BY-NC-ND
- 03/Março/2016
- Leo Alves
Por mais úteis que sejam, os encurtadores de link podem se tornar uma ferramenta para disseminação de vírus, caso seja usado para esta intenção. Por esconderem o endereço original, é mais difícil saber quem está por trás daquele endereço. Muitos desses links aparecem em anúncios de redes sociais, como o Facebook e o Twitter, podendo deixar essas mídias mais vulneráveis aos ataques. Para evitar qualquer contaminação, a ferramenta CheckShortURL verifica e mostra a origem dos links curtos, além de informar se o site é confiável.
O CheckShortURL pode ser acessado aqui. Assim que o site é carregado, basta colar o link desejado em “Enter your shorturl here”. Depois é só clicar em “Expand”, para o site realizar a busca do histórico do endereço. Após concluir essa etapa, todas as informações do link serão exibidas.
Entre as informações, existe a “Check if safe on”. Ao clicar em “SiteAdvisor”, uma nova página é aberta, dizendo se o link pesquisado é seguro, ou não. Além dessa opção, existem outras cinco que também verificam a segurança do endereço pesquisado.
Mesmo sendo um site totalmente em inglês, o CheckShortURL pode impedir que algum vírus infecte o computador, ou até mesmo uma rede social como o Facebook ou Twitter. Sempre é recomendado tomar cuidado antes de clicar em algum endereço, mas em caso de dúvida com a segurança, basta verificar nesta ferramenta e se livrar da preocupação.