33Giga Tecnologia para pessoas

Dicas

ChatGPT: como usar IA para otimizar seus estudos

  • Créditos/Foto:Depositphotos
  • 22/Fevereiro/2024
  • Marcella Blass

O uso de inteligência artificial nas mais variadas atividades do dia a dia não é mais novidade. Por isso, vale muito a pena saber como aproveitar ao máximo as possibilidades que essa tecnologia pode trazer. Um dos usos com grande potencial é para potencializar rotinas de estudo, em especial durante a preparação para provas e concursos.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Para te ajudar a tirar melhor proveito da IA nesse sentido, o 33Giga destaca três maneiras de incluir o ChatGPT a sua dinâmica de estudos. Confira:

1 – Tira-dúvidas

O ChatGPT é uma excelente ferramenta para sanar as dúvidas que costumam aparecer durante as jornadas de estudos. Essa função é bastante útil para esclarecer conceitos dentro de disciplinas como literatura, matemática, história, biologia e geografia, entre outras, além de idiomas. Para fazer isso, basta pedir explicações detalhadas sobre conceitos específicos.



2 – Revisão

A IA da OpenIA facilita a criação de resumos e a revisão em tópicos dos assuntos aprofundados. Isso porque ela pode pontuar as informações fundamentais do tema, sendo útil desde o início dos estudos até a última recapitulação antes da prova. Aqui, o ideal é usar comandos com palavras-chave como “faça um resumo de…” ou “destaque os principais aspectos sobre…”.



3 – Flashcards

O ChatGPT também pode fornecer informações ou perguntas para serem usadas como base para a criação de flashcards. Basta dizer qual é o assunto e ele irá gerar perguntas e respostas para ajudar em suas revisões. A partir daí, você pode imprimi-las ou usá-las para estudar em grupo, por exemplo.

Atenção!

Vale destacar que o modelo de linguagem gratuito da OpenIA foi treinado com uma base de conhecimentos que abrange até 2021 – isto é, não possui informações sobre eventos que aconteceram após essa data. Sendo assim, pode oferecer informação desatualizada. Isso significa que o ChatGPT não substitui qualquer tipo de material didático ou orientação de um professor.