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ChatGPT e consumo: como a IA pode mudar a jornada do consumidor

Profissionais e pessoas habituadas com as técnicas de marketing digital sabem que as tecnologias há muito otimizam e aperfeiçoam diferentes etapas da jornada do cliente. Agora, com a chegada da inteligência artificial (IA) ChatGPT, a instrumentalização digital se torna ainda mais moderna e criativa.

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O ChatGPT foi criado pela OpenAI, a partir de um método de programação capaz de evoluir e se ajustar sob supervisão ou reforço. Isso ocorre porque utiliza algoritmos de machine learning para se aperfeiçoar continuamente. A versão mais recente divulgada, GPT-4, inclusive, apresenta novas possibilidades de aplicações inventivas.

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Usos do ChatGPT na jornada do consumidor

Embora existam modelos mais complexos, a jornada do cliente possui, pelo menos, 4 fases essenciais, conhecidas na sequência:

  • aprendizado e descoberta;
  • reconhecimento do problema;
  • consideração da solução;
  • e decisão de compra.

É dessa forma, nem sempre linear, que as estratégias de marketing digital nascem.

As soluções de automação e o relacionamento com o cliente devem ser as áreas mais beneficiadas pelo novo dispositivo. De acordo com especialistas do segmento, as principais vantagens estão no melhor entendimento sobre o perfil do consumidor e no acesso à base de dados para elaboração e execução de operações assertivas.

Quando se questiona o próprio ChatGPT sobre os ganhos da ferramenta nas etapas de compra, a resposta não é muito diferente. Em resumo, a IA afirma conseguir ajudar em todas as etapas da jornada ao coletar dados e fornecer suporte ao cliente de maneira personalizada, com foco na fidelização. Na prática, essa implementação pode ser assim:

  • Base de dados e insights

Sites de busca, como o Google e o Bing, são amplamente utilizados por quem procura um produto ou serviço e, também, por aqueles que produzem conteúdo e peças publicitárias. A IA promete auxiliar os dois lados da moeda ao oferecer informações selecionadas, conforme os critérios definidos por quem realiza a pesquisa.

Com isso, deve-se reduzir o tempo gasto explorando páginas e entregar insights poderosos, capazes de retirar qualquer usuário do modo automático, tanto nas questões pessoais quanto profissionais. Diante da atualização GPT-4, além do texto, o mecanismo interpreta imagens e tem capacidades ampliadas de interação.

  • Atendimento e relacionamento com o cliente

As intervenções no Steerability da IA refletiram em um comportamento personalizado na conversação com os usuários, pois há a chance de adaptar o diálogo, conforme o contexto. Essa aptidão pode ser facilmente utilizada para atender as demandas de quaisquer níveis de complexidade nas centrais de atendimento.

Por ser uma ferramenta digital, garante que o cliente encontre respaldo com a marca 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. E, como as respostas podem ser mais elaboradas que os bots utilizados atualmente, garantem maior nível de satisfação do pré ao pós-compra.

O ChatGPT é uma IA reconhecidamente jovem no mercado. Divulgado pela primeira vez em novembro de 2022, conseguiu impactar diferentes áreas de atuação em poucos meses no ar. A movimentação que provocou reforça que a tendência é o setor de tecnologia continuar promovendo mudanças e inovações no cenário mundial.

Profissionais que desejam construir uma carreira promissora ou se atualizar para ter as habilidades exigidas no futuro devem investir no domínio e na certificação relacionada a essas novas ferramentas. Um curso de inteligência artificial EAD, por exemplo, fornece os requisitos necessários para integrar o mercado de trabalho, que está cada vez mais digital.